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Do pedaço de plástico ao ecrã tátil: conheça a evolução da chave BMW

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A chave de um automóvel já não possui apenas o fito de abrir portas e ligar a ignição do motor de um automóvel. Mas nem sempre foi assim. Exemplo desta evolução são as chaves da BMW que evoluíram ao longo do tempo, acompanhando o avançar da tecnologia. Se inicialmente estes pequenos objetos tinham apenas o objetivo de abrir e trancar o automóvel, mais tarde passaram a possibilitar a abertura de forma remota ou ainda que fosse possível ligar o motor sem ter de introduzir a chave. Hoje em dia uma chave faz mais do que abrir ou ligar um veículo: pode mesmo estacioná-lo sem que o condutor esteja no seu interior.

No início dos anos 1960, as chaves eram vistas como pequenos pedaços de metal envoltos na sua parte superior em PVC que serviam apenas para abrir e fechar o automóvel e ligar e desligar. Embora simples, a BMW diz ter introduzido “pequenas alterações com vista a melhorar o design de modo a que fossem guardadas nos bolsos com relativa facilidade”. Já em 1980, a chave foi vista como um produto que também necessitava de uma abordagem Premium e, por isso mesmo,a sua base foi envolta numa pequena caixa, tornando-a mais compacta e fácil de transportar. Foi também nesta década que o ‘keyless entry’ se tornou numa característica relativamente comum no segmento de luxo automóvel, característica que permitia abrir e fechar o automóvel remotamente.

A partir dos anos 1990 começaram a surgir tecnologias que fazem da chave o objeto que hoje conhecemos. Até ao desenvolvimento do sistema de ignição ‘push button’, onde a chave retangular era inserida no automóvel, a tecnologia não evoluiu exponencialmente até ao sistema sofrer melhoramentos e evoluir para o que é hoje o Comfort Access System, através do qual o automóvel pode ser aberto e fechado com a chave no bolso, sendo apenas necessário tocar na porta do automóvel e ter a chave por perto já que este sistema deteta a proximidade da chave , desbloqueando-o automaticamente.

Os últimos avanços, disponíveis na BMW no superdesportivo híbrido i8 e na gama Série 7, levam a que a chave passe a ser um objeto que controla não só as funções genéricas e as funções básicas de climatização do automóvel, mas também permite a consulta do estado da carga em automóveis híbridos ou ainda estacionar remotamente o novo BMW Série 7. Tudo isto através de um LCD incorporado na chave.

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