Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ford Galaxy renovado chega em setembro a partir dos 39.064 euros

FordGalaxy2015_07

Mais requintado e mais avançado em termos tecnológicos, o renovado Ford Galaxy chega ao mercado nacional no próximo mês de setembro, apresentando a mais recente linguagem de design global da marca norte-americana e sete lugares no habitáculo para viagens desafogadas.

A disposição interior dos lugares é facilmente configurável: um painel de controlo no compartimento de bagagem traseiro permite rebater todos os cinco bancos da segunda e terceira filas, criando um fundo plano, com a simples pressão de um botão. Em estreia no segmento, o painel também pode ser usado para elevar automaticamente a altura da terceira fila. O capítulo do conforto vê-se reforçado para os passageiros da frente com os bancos Multi-Contorno com função de massagem.

O espaço interior foi maximizado com recurso a bancos mais finos. Os passageiros da segunda e terceira filas beneficiam de 10 mm de espaço extra face ao da geração Galaxy anterior. O acesso aos bancos da terceira fila é garantido através de um sistema de entrada de um simples toque, que rebate e desliza para a frente os bancos da segunda fila numa única acção, bem como o piso de design rebaixado que facilita as entradas e saídas da viatura.

Sob o piso da bagageira, esconde-se um espaço com capacidade para 20 litros adicionais, secção que também ajuda no acomodamento de itens de altura mais elevada. A arrumação de pequenos objetos é facilitada com a inclusão de gavetas sob os bancos, os quais permitem esconder objetos como livros ou computadores portáteis. Outra novidade prende-se com o novo sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, estreado na Europa no Mondeo durante o ano passado. Os passageiros traseiros também podem, a partir de agora, selecionar as suas próprias afinações de climatização, através de controlos dedicados. O arrefecimento do interior é possível mesmo em dias ensolarados, graças aos vidros com protecção solar que bloqueiam os raios ultra-violeta e a entrada de calor no habitáculo. Ainda no capítulo da versatilidade, o Galaxy permite abrir a bagageira sem ter de recorrer às mãos, bastando para tal um movimento com os pés sob o para-choques traseiro.

Outro ponto que a marca destaca é a da melhoria da insonorização do habitáculo, com a marca a referir que foram aplicados novos materiais nas proteções inferiores do chassis, nas cavas das rodas e na selagem das portas. O para-brisas e os vidros laterais são feitos de vidro acústico que ajuda a reduzir os ruídos do vento e ambientais.

Novos sistemas de segurança

O novo Galaxy também apoia a condução em meio urbano e na estrada através de um conjunto de avançadas tecnologias, incluindo o Limitador Inteligente de Velocidade (que analisa a sinalização do tráfego e ajusta o acelerador, mantendo o veiculo dentro dos limites de velocidade), Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões (que permite reduzir a gravidade de algumas colisões frontais envolvendo veículos e peões, ou ajudar os condutores a por completo alguns impactos) e Sistema de Máximos Anti-Encadeamento com tecnologia LED adaptativa, que detecta veículos que se cruzem ou circulem à frente, desvanecendo a luz que eventualmente possa encadear indevidamente os outros condutores, mantendo a iluminação máxima para as restantes áreas.

FordGalaxy2015_02

As manobras de estacionamento recebem, igualmente, novos auxiliares, como o de estacionamento perpendicular, assistência à saída do estacionamento (que replica o processo de estacionamento, mas em sentido inverso, ou seja, para sair do mesmo), alerta de tráfego cruzado (que avisa da proximidade ou cruzamento de veículos atrás), câmara de dupla visão frontal (que possibilita visão de 180º na frente através de uma câmara montada na grelha dianteira) e alerta de veículos no ângulo morto, entre outros.

A função Ford SYNC 2 com controlo por voz permite operar o telefone, os sistemas de entretenimento, climatização e navegação, integrando também a função Assistência de Emergência, que estabelece uma ligação direta entre os ocupantes do veículo com os operadores de serviços de emergência locais após um acidente, na língua correta para a região em que o mesmo tenha lugar.

Disponibiliza, pela primeira vez, airbags laterais na segunda fila de bancos, em complemento aos airbags do condutor e passageiro da frente, de joelhos para o condutor, e de cortina na primeira, segunda e terceira filas.

Dinâmica e eficiência

Para tornar a sua condução mais apelativa, a Ford concebeu os braços da suspensão traseira de link integral em alumínio, numa solução que permite reduzir o peso em 2 kg. Juntas em alumínio nas estruturas frontais, integrando rolamentos, aumentam a rigidez para uma resposta mais adequada. Os amortecedores e as molas foram ajustados especificamente para o Galaxy, sendo que o modelo continua a oferecer Controlo Contínuo do Amortecimento, que ajuda a definir a suspensão nas configurações de chassis de “conforto”, “normal” e “sport”, e estreia a direcção assistida elétrica. O Galaxy também está equipado com sistema de auto-nivelamento na suspensão traseira, mantendo a altura ideal para maior conforto e maneabilidade.

A estabilidade do veículo foi também reforçada com os sistemas Controlo em Curva e Controlo de Estabilidade que ajustam o binário e a travagem para ajudar os condutores a manterem o controlo.

No que diz respeito às motorizações, o Galaxy recebe opções que lhe garantem maior eficiência, sempre com opções Diesel e de dois litros de cilindrada. Assim, estará disponível com o 2.0 TDCI munido com um turbocompressor simples de geometria variável, sendo proposto com três níveis de potência de 120, 150 e 180 cv, apresentando revisões ao nível das cabeças de cilindros e processos de injecção, além de um sistema de pós-tratamento de NOx, através de um filtro no sistema de escape, para menores emissões. Por outro lado, no topo da gama estará o novo 2.0 TDCi Bi-turbo, de 210 cv, com maior capacidade de resposta e um binário de 450 Nm às 2000 rpm. Estarão disponíveis duas opções de caixa – manual ou automática PowerShift com 6 velocidades.

A gama em Portugal contará com dois níveis de equipamento, Trend e Titanium, sendo que de série inclui já rádio CD MP3 com ficha USB e Ford SYNC, ar condicionado automático duplo com controlo eletrónico de temperatura, sensores de luz e de chuva, travão de mão elétrico, sistema auxiliar de travagem de emergência (EBA), assistência ao arranque em subida (HLA), controlo automático de velocidade com limitador, botão de arranque FordPower, trancagem elétrica das portas traseiras para segurança das crianças, Ford MyKey, reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de detecção de deflação de pneus. No lançamento, oferta aos clientes do sistema auxiliar de estacionamento à frente e atrás e jantes de liga leve de 17″.

O nível Titanium acrescenta elementos como luzes diurnas em LED, Ford SYNC 2 com sistema de navegação com Guia Michelin, sistema auxiliar de estacionamento à frente e atrás, alerta de mudança de faixa com assistência à manutenção de faixa, sistema de alerta ao condutor. No lançamento, os clientes terão a oferta da câmara frontal com visão 180º e câmara de visão traseira, rádio Sony, chave inteligente e sistema de estacionamento automático.

Os preços do novo Galaxy começam nos 39.064 euros da versão Trend 2.0TDCi de 120cv e vão até aos 51.195 euros da versão Titanium com o motor 2.0TDCi bi-turbo de 210cv.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus