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Audi introduz assistente preditivo de eficiência

Der neue Audi Q7 auf seiner letzten Abnahmefahrt in Namibia

A Audi disponibilizará nos seus modelos A4 e Q7 (como opção) um novo sistema que funcionará como assistente preditivo de eficiência, trabalhando em conjunto com o cruise control adaptativo e os sistemas de navegação e reconhecimento de sinais de trânsito, com o objetivo de reduzir em até 10% o consumo.

Através dos dados da rota escolhida no sistema de navegação, esta tecnologia adapta a velocidade nas distintas situações de condução, reconhecendo a tipografia da rota, assim como os limites de velocidade. Este assistente dá ainda informações como o consumo do veículo e permite ao condutor percorrer mais quilómetros através do ajuste do funcionamento da direção assistida electromecânica, do sistema de cruise control, da caixa de velocidades automática ou do ar condicionado.

Assim, este sistema permite determinar com maior precisão qual o comportamento do automóvel tendo em conta as características da estrada. Por exemplo, numa estrada sinuosa, a caixa de velocidades automática não realiza a passagem para uma mudança superior. Em conjunto com o sistema de navegação MMI Navigation Plus, o sistema de assistência preditivo de eficiência trabalha em sintonia com o cruise control adaptativo, sendo capaz de reconhecer curvas, cruzamentos ou rotundas. Ao chegar a uma zona urbana, o sistema pode acionar os médios automaticamente para melhorar a segurança e a visibilidade para os outros utilizadores da via.

Em algumas situações, o condutor pode escolher que o sistema controle a função de marcha por inércia da caixa de velocidades Tiptronic, fazendo com que o veículo circule com o motor num regime mais lento para voltar a acelerar de forma automática até à velocidade selecionada no cruise control.

No futuro, este sistema poderá ganhar importância especial com uma função semelhante como a que utilizam os veículos híbridos para desligar o motor térmico quando não é necessário. A Audi já apresentou em 2012 uma tecnologia do género, denominada iHEV, utilizando como base veículos como o A7 Sportback e A8, nos quais o motor se desliga e volta a ligar-se através de um motor elétrico integrado na transmissão. Uma bateria de iões de lítio de 48 volts encarrega-se de garantir o abastecimento de energia elétrica a sistemas como o ar condicionado ou a direção assistida enquanto o motor de combustão está desligado. Durante a condução, o motor elétrico serve para ligar o motor térmico como um gerador, mantendo a carga da bateria.

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