Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota Mirai estreia-se nos ralis como carro zero

6622_mirai-vines1-germany-222_896x504

A Toyota aproveitou o recente Rali de Alemanha, prova a contar para o Mundial de Ralis (WRC), para efetuar uma demonstração com o seu mais recente modelo movido com energias sustentáveis, o Mirai.

Alimentado com hidrogénio, o Mirai desempenhou o papel de carro zero naquele rali de asfalto, tendo ao volante o veterano piloto Mitsuhiro Kunisawa, que tratou de se certificar de que tudo estava em ordem nos troços para a subsequente passagem dos modelos de competição.

Embora a unidade motriz – motor elétrico alimentado com tecnologia de células de combustível de hidrogénio, capaz de debitar 155 cv de potência e 335 Nm de binário – tenha permanecido inalterada, outros componentes foram amplamente modificados para fazerem face às exigências do rali, como o interior, no qual foi montada uma jaula de segurança, bacquets desportivas, pneus de competição e sistema de travagem revisto. Para impedir que o Mirai ficasse parado por falta de hidrogénio nos seus tanques, a Toyota disponibilizou uma unidade de reabastecimento móvel capaz de encher o depósito em apenas três minutos.

O Mirai, que apenas agora começou a ser vendido na Europa, é já um sucesso no mercado doméstico japonês, tendo atualmente uma procura superior à produção inicialmente estabelecida. Para Yoshikazu Tanaka, engenheiro responsável pelo desenvolvimento do Mirai, o futuro (termo correspondente ao nome Mirai na sua língua original, o japonês) passa pela competição automóvel também com estes automóveis.

Mirai-Rally-interior-566px

“É o nosso sonho que um dia os nossos veículos com células de combustível possam competir no WRC. Por isso, vamos continuar a desenvolver esta tecnologia com grande ambição. Os espectadores do Rali da Alemanha vão ter de se habituar a esta estreia silenciosa em Trier [NDR: primeiro troço do rali], mas vão experienciar a arte de um futuro quase isento de poluição”, referiu Tanaka.

Mirai-Rally-753x450px

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Da sustentabilidade às Pessoas: o propósito para Sonae MC, Fidelidade e Randstad
Marketeer
7 sugestões de Halloween na Quinta do Lago