Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

DECO exige lei para venda de pneus usados

bridgestone 2

A DECO quer que seja criada uma lei para a venda de pneus usados após um estudo realizado que concluiu que dos 89 pneus comprados em lojas em Portugal, 50 tinham falhas graves de segurança.

A Associação de Defesa do Consumidor encontrou pneus com rasto abaixo dos limites legais definidos, furados e não reparados, profundidades desiguais em várias zonas de medição do rasto do mesmo pneu, remendos laterais, rasgões e estrutura metálica visível. Por outras palavras, um perigo para a segurança rodoviária não só do condutor mas também de todos os que o rodeiam.

Assim sendo, a DECO vai requerer às autoridades de segurança e prevenção rodoviárias que passem a incluir, nos respetivos autos de acidentes de trânsito, informações sobre o estado e natureza dos pneus envolvidos. Além disso, a entidade vai ainda pedir à ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) que desencadeie medidas visíveis de fiscalização, de modo a que haja um reforço da segurança dos consumidores.

Recorde-se que a Automonitor visitou recentemente as instalações da Bridgestone Portugal, onde aprendeu a “desvendar” este produto, explicando-lhe o quão importante é para o automóvel.

Em números, 78% dos condutores conduzem com pressões dos pneus abaixo das indicadas o que pode provocar acidentes fatais assim como rastos abaixo dos limites legais impostos. A ideia é que ao fim de cinco anos verifique se os seus pneus ainda se encontram em condições embora a sua substituição ‘obrigatória’ ocorra apenas ao fim de dez anos.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube