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Toyota: “Vodafone Paredes de Coura é o nosso festival fetiche”

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O ano de 2015 reveste-se de especial importância para a Toyota. A marca nipónica comemora 15 anos de presença em festivais de verão, voltando em força depois de ter sido obrigada a um período de afastamento iniciado em 2012 fruto da crise. Agora, contudo, a Toyota está de novo presente em quatro dos seis grandes festivais do país.

NOS Primavera Sound, Super Bock Super Rock, MEO Sudoeste e Vodafone Paredes de Coura receberam de braços abertos aquela que é a marca automóvel mais ligada à música.

Com ativações da marca nos dois primeiros festivais mencionados, a Toyota levou o seu esforço mais longe no MEO Sudoeste e no Vodafone Paredes de Coura, assegurando “boleias” do campismo à vila/cidade mais próxima assim como ao próprio recinto, praia e supermercado a bordo de modelos Aygo.

A Automonitor esteve presente naquele que é considerado o ‘habitat’ natural da música, na praia fluvial do Taboão, e subiu até ao Minho para acompanhar aquele que foi certamente “o” festival do ano. Lotação esgotada, 25 mil pessoas por dia e um espírito cada vez mais jovem. Eis o Paredes de Coura a fazer história. E a Toyota esteva lá para ajudar.

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“À boleia da Toyota”

Quem agarrou uma boleia de um Aygo teve oportunidade não só de poupar energias como também de conhecer detalhadamente este citadino nipónico. “O preço está bastante em conta face aos seus concorrentes no segmento”, assegura um dos motoristas do Aygo que nos levou à vila de Paredes de Coura. “A relação preço/qualidade e nível de equipamento é bastante apelativa e ainda acresce a campanha de desconto para nós, festivaleiros”.

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Para quem não se recorda, a Toyota está a oferecer até setembro deste ano uma campanha de desconto de 2000 euros na compra de um Aygo, em troca de uma recordação de um festival. “Não é necessário que seja um brinde da Toyota, nem sequer um festival onde tenhamos estado presentes. Tem apenas de ser algo que ligue as pessoas à música. É essa a premissa”, assegura Ricardo Amaral, director de marketing da marca, que acrescenta ainda que a adesão tem sido positiva, com o objetivo de vendas para o mês acima do esperado. “Começámos em julho e terminamos agora em setembro, com o encerramento da época dos festivais”.

No que diz respeito à frota utilizada pela Toyota que assegura não só o conforto dos participantes como também de todo o staff, organização, bandas e material foram disponibilizados quatro unidades do Aygo ao invés do que foi feito no MEO Sudoeste, em que tendo em conta a distância maior, existiam seis automóveis. Além disso a marca concedeu um conjunto de modelos Proace e Dyna, para apoio à montagem do festival e gestão e manutenção ao longo dos vários dias de concertos, e viaturas ligeiras para o transporte de artistas convidados e organização (Aygo, Auris Touring Sports, Prius+, Avensis, Verso, Hilux, entre outros).

“Existem ainda algumas bandas e artistas específicos que vão mais longe e pedem automóveis Premium como o caso do Calvin Harris este ano que exigiu um veículo acima dos 60 mil euros. Para esses casos temos os Lexus”, confessa Ricardo Amaral, que já sabe de antemão que existirão sempre exigências mais complicadas de se satisfazer.

Em números, são 80 boleias por dia e por carro em Paredes de Coura, o que representa um total de quase 1000 pessoas afetadas durante os quatro dias. “O festival já faz 22 anos e nós estamos cá há 13 edições. É sem dúvida o nosso festival fetiche”, garante Ricardo Amaral com um sorriso na cara. “Somos uma marca de confiança e a Ritmos sabe que pode contar connosco. Uma gama completa de viaturas para as necessidades exigidas, veículos que não avariam e uma posição que embora às vezes menos forte se tem mantido”, concluiu.

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Todos os anos, o rio Coura dá vida a um pequeno e novo universo onde prevalece a amizade, a boa música, o descanso e acima de tudo a hospitalidade dos Courenses. É difícil não nos sentirmos em casa e é fácil pensar que a Toyota sente o mesmo. Presente pelas boleias e pela pequena ativação no recinto que garantia brindes e uma fotografia no Aygo destinada directamente ao Twitter, a marca soube manter o conceito do festival: o equilíbrio e amor ao “couraíso”.

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