Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Land Rover cria tecnologia que torna atrelado ‘transparente’

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=Q9HmdIh6AYw&feature=youtu.be[/youtube]

 

A Land Rover está a desenvolver um conceito de atrelado transparente capaz de eliminar totalmente o ângulo morto criado ao rebocar uma caravana ou um atrelado. Esta perspetiva transparente permitirá ao condutor ver os veículos que se aproximam por trás e melhorar a visibilidade durante as manobras.

O protótipo do sistema “atrelado transparente” instalado num Range Rover combina as imagens de vídeo da câmara de marcha-atrás existente no veículo e de uma câmara digital sem fios que é colocada na parte traseira do atrelado ou da caravana. As imagens de ambas as câmaras são depois combinadas para criar imagens de vídeo em tempo real que fazem com que o atrelado pareça transparente. Quando o atrelado é acoplado ao veículo de reboque, as imagens de vídeo em tempo real surgem automaticamente no retrovisor interior do veículo.

JLR Transparent Trailer and Cargo Sense Research (2)

“Ao ultrapassar, olhamos instintivamente para os retrovisores, mas, com um atrelado, a visão é muitas vezes obstruída por grandes ângulos mortos. No nosso projeto “atrelado transparente”, estamos a investigar de que forma é possível evitar que a boa visão do exterior seja afetada pelo atrelado, independentemente do seu tamanho ou forma”, afirma Wolfgang Epple, Director de Investigação e Tecnologia da Jaguar Land Rover, acrescentando que o protótipo “oferece imagens de vídeo de excelente qualidade sem distorções provocadas por outros veículos nem obstruções.

Isto significa que o condutor receberia exatamente a informação necessária para tomar decisões seguras e eficazes enquanto conduz ou faz manobras, tornando o uso de atrelados mais seguro e menos desgastante”.

A Land Rover criou assim o sistema Cargo Sense que monitoriza o atrelado integrado no veículo, concebido para otimizar a colocação da carga e tornar o reboque mais seguro. O sistema de protótipo combina uma câmara de vídeo remota no interior do atrelado e um tapete de sensores de pressão no piso, ambos ligados sem fios ao veículo de reboque. Para completar este sistema, a marca britânica criou a aplicação associada ao Cargo Sense que permite ao condutor verificar o estado do atrelado e da carga à distância.

JLR Transparent Trailer and Cargo Sense Research (4)

Uma tecnologia dedicada aos que transportam grandes cargas mas especialmente a pensar naqueles que se dedicam à prática equestre, sendo por isso mesmo que será apresentada num evento dedicado à equitação, o Land Rover Burghley Horse Trials, entre 3 e 6 de setembro, em Inglaterra.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista