Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Citröen Cactus M: um crossover a céu aberto para surfistas

[easingslider id=”23701″]

A Citroën revelou hoje o aspeto e especificações finais da interpretação do crossover Cactus, inspirado no clássico Méhari, onde as palavras de ordem são “liberdade, evasão e bem-estar”, segundo a marca francesa.

Este protótipo, que será revelado no Salão de Frankfurt, apela ao design do concept Aircross, apresentado no Salão de Xangai, em abril, e inspira-se nos traços funcionais de um barco. Apresenta guarda-lamas esculpidos em redor das rodas, para o tornar mais robusto e musculado, e um para-brisas redesenhado, sendo a sua linha de cintura elevada e o seu diâmetro de rodas aumentado. Nas laterais da carroçaria, as grandes portas em plástico definem o veículo, evocando o espírito do célebre Mehari, com o qual partilha a mesma filosofia: “a de um veículo capaz de passar por todo o lado”.

O Citroën Cactus M dispõe de duas portas em plástico moldado permitindo-lhe ser particularmente manejável, diminuindo, simultaneamente, o peso total do veículo. Estas portas foram pensadas como os airbump presentes no Cactus original e retomam esse conceito graças à utilização de um granulado em TPU. Esta segunda pele, que cobre igualmente as protecções no topo dos para-choques, resiste a choques e riscos, mas também à água salgada, à areia e a tudo o que possa criar uma barreira entre lazer e mobilidade. Nascido no espírito do surf, este modelo é desprovido de tejadilho e de vidros, sendo totalmente aberto para o exterior, com um revestimento em madeira verdadeira no rebordo da bagageira traseira e nos montantes do para-brisas.

No interior, o habitáculo totalmente aberto permite aceder aos bancos da segunda fila transpondo a lateral da carroçaria, bastando apoiar-se num degrau inserido no flanco traseiro, sendo ainda totalmente lavável a jatos de água, graças a escoadores integrados no chão da plataforma. Inspirados no mundo do surf, os seus bancos foram pensados como os seus fatos e estão cobertos por um tecido de neopreno colorido, que oferece conforto e estanquidade. A metamorfose deste modelo não acaba visto que o interior do automóvel se transforma num beliche e a sua capota em lona se declina numa tenda, oferecendo ainda proteção em caso de chuva.

Não foi esquecido o lado aventureiro deste modelo, que está equipado com o sistema Grip Control para uma maior aderência a qualquer tipo de piso, da estrada aos caminhos de terra batida.

Com 1,77 metros de largura, 1,48 metros de altura e 2,6 metros de distância entre eixos, este protótipo vem equipado com um motor gasolina PureTech S&S EAT6 de última geração, com 110 cv, apresentando um consumo de 4,8 l/100 km e emissões na ordem dos 110 g/km.

Um verdadeiro companheiro para a aventura e descoberta à beira mar, a Citroën reinventou dois dos seus modelos numa simbiose que promete muito sucesso caso seja adotada num modelo de série para produção.

Ler Mais

pub


OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...