Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mazda MX-5 Skyactiv-G 2.0: Expectativas em alta

mx5_2015_sneak_peek_stills_22_screen

A nova geração do Mazda MX-5 faz regressar os atributos que lhe valeram muita da sua boa reputação entre os entusiastas da marca e dos pequenos roadsters desportivos. Recentemente, trouxemos-lhe as primeiras impressões da versão de base do MX-5, assente no motor de 1.5 litros com 131 cv. Naquele momento, ficámos desde logo bem impressionados com as capacidades de resposta dinâmica do novo Mazda, deixando bem claro que o seu objetivo é oferecer maior diversão de condução.

Essas impressões confirmaram-se ao volante do mais potente Skyactiv-G 2.0 de 160 cv de potência, que mostra maior pulmão desde baixos regimes, colmatando aquela que é uma das características do bloco a gasolina de potência inferior. Se nesse existe uma necessidade constante de levar o ponteiro do conta-rotações para uma fasquia mais elevada, na versão equipada com o motor de dois litros, o MX-5 é bem mais lesto e fulgurante na forma como entrega a potência e sobe de regime.

No curto contacto que a Automonitor pôde efetuar nas estradas em redor de Barcelona, ficou bem patente a forma como este MX-5 com bloco 2.0 resulta agradável de conduzir, facto ao que não será alheio o diferencial autoblocante, tirando igualmente partido da caixa manual de seis velocidades muito bem escalonada e do chassis de baixo peso trabalhado pelos engenheiros da marca de Hiroshima. Este conjunto permite elevar a dinâmica geral para um nível mais elevadao, com elevada velocidade de passagem em curva.

Repetindo o conceito de motor dianteiro-tração traseira preconizado pelo modelo original de 1989, o MX-5 tira amplo partido das soluções Skyactiv aplicadas em diversos parâmetros do chassis e da carroçaria, destacando-se a distribuição de pesos ideal 50:50 (frente-traseira), centro de gravidade mais baixo (tanto no habitáculo, como no posicionamento do motor – mais baixo e mais retraído no compartimento do motor), suspensões e direção melhoradas. De igual forma, o novo MX-5 suprime aquela que era uma das grandes pechas da geração anterior, que era o conforto, sendo agora muito mais capaz de lidar com as irregularidades do asfalto.

mx-5_2015_still_15_screen

No mercado luso, o MX-5 associado ao motor de 2.0 litros estará disponível no nível Excellence, o mais completo dos três apresentados pela Mazda, propondo elementos como as jantes de liga leve de 17″, i-Stop e i-ELOOP, diferencial autoblocante, Alerta de Saída da faixa de Rodagem, estofos em pele, chave inteligente, sensores de luminosidade e dechuva, sensores de estacionamento traseiros, sistema de som Bose e de navegação. Tal como o modelo com motor 1.5 a gasolina, o MX-5 com bloco de dois litros chegará ao mercado nacional em setembro, com preços entre os 38.050€ euros e os 40.750 euros.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista