Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mercedes-Benz Classe S Cabriolet promete novos níveis de requinte

Mercedes-Benz S-Klasse Cabrio ( A 217 ) 2015

A Mercedes-Benz revelou as imagens oficiais e os primeiros detalhes do novo Classe S Cabriolet, naquele que é o seu primeiro descapotável de quatro lugares desde 1971 e o sexto modelo da família ‘S’ da marca de Estugarda. Este novo Mercedes-Benz será apresentado no próximo Salão de Frankfurt, em meados de setembro, mostrando soluções inovadoras em termos de rigidez estrutural, tal como o compartimento da bagageira produzido num misto de alumínio e magnésio para redução do peso e aumento da rigidez.

Além disso, o piso da secção traseira feito igualmente em alumínio permite baixar o peso deste descapotável para os mesmos níveis da versão Coupé. A inspiração neste último é, de resto, percetível em diversos elementos (adotando cerca de 60% dos seus componentes da carroçaria), ainda que a secção traseira seja marcadamente diferente. Quanto a dimensões, apresenta 5027 mm de comprimento, 1899 mm de largura e 1417 mm de altura. Na dianteira, nota para um pormenor de elevado requinte, com o sistema de Iluminação InteligenteLED opcional a recorrer a cristais Swarovski para os indicadores de mudança de direção e luzes diurnas LED.

Com este novo Cabriolet a Mercedes-Benz reclama para si a produção do descapotável mais confortável do mundo, argumentando com elementos como o sistema de proteção do vento Aircap, sistema de aquecimento do pescoço Airscarf, encostos de braços aquecidos, aquecimento dos bancos à frente e atrás e ar condicionado inteligente (Thermotronic). A bagageira, que conta com um novo sistema de divisória entre a mala e o teto em lona, conta com trancamento eletro-hidráulico remoto.

A capota de lona pode ser controlada de forma eletrónica em velocidades até 60 km/h, levando cerca de 20 segundos até abrir ou fechar por completo. Conta com três camadas, cada uma com uma função específica: a exterior serve de barreira à água, seguindo-se outras, de tecido trabalhado para reduzir os níveis de ruído provenientes do exterior. A conjunção destes três elementos serve também para impeder a formação de concavidades na capota, síndrome de que padecem muitas capotas de lona.

O interior oferece também diversos elementos de maior requinte, como os materiais mais elaborados ascrescidos a elevado rigor de construção (muitos dos itens têm elaboração manual) e elevados níveis de personalização em termos de elementos para o habitáculo.

Quanto à gama de motores, o Classe S Cabriolet recebe a mesma leva de blocos oferecidos no Coupé, dois deles disponíveis no lançamento (no início da próxima primavera): o S500 com motor V8 a gasolina de 4.7 litros e 455 cv e 700 Nm de binário associado a caixa automatica 9G-Tronic será um deles, propondo consumo médio de 8,5 l/100 km e emissões de CO2 de 199 g/km.

Versão AMG também presente

À imagem do que sucede noutros modelos da marca, o Classe S Cabriolet também contará com uma versão AMG no formato S 63 4Matic Cabriolet com motor V8 de 5.5 litros bi-turbo com 585 cv de potência e 900 Nm de binário máximo. Ainda que conte com tração integral 4Matic, transmite um valor mais elevado de binário ao eixo traseiro (para maior vivacidade do mesmo), permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos.

A suspensão Airmatic pneumática semi-ativa é outro dos elementos presentes no Classe S Cabriolet, permitindo diferentes níveis de amortecimento, alternando entre uma orientação mais desportiva e uma mais confortável. Os sistemas de segurança contam com elementos como o travão Pre-Safe Brake com deteção dos peões, cruise control Distronic Plus com assistência de direção e assistente de paragem e arranque, Alerta de Saída da Faixa de Rodagem, Controlo Automático das Luzes de Máximos e Assistente de Visão Noturna.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube