Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

O uso de combustíveis fósseis é um erro ‘estúpido’, diz Elon Musk

elon-musk-tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, da SpaceX e presidente não executivo da SolarCity, afirma que a humanidade está a cometer um dos erros mais estúpidos da história ao continuar a utilizar combustíveis fósseis como fonte de energia para a indústria automóvel numa entrevista à techinsider.

As palavras do representante de uma das marcas que mais aposta em soluções alternativas de mobilidade são duras mas provavelmente sábias: “Quanto maior for a alteração na composição química das matérias primas, mais químicos serão posteriormente lançados aos oceanos e à própria atmosfera e por sua vez mais longo será o efeito estufa. A questão é: em algum momento no futuro, a inexistência destas matérias primas vais mesmo acontecer e será algo terrível para a humanidade… Porquê deixá-lo acontecer?”.

Em números, Elon Musk adianta ainda que a extração de petróleo por parte da BP acabará em meados de 2067, a do gás natural em 2069 e a do carvão em 2121, o que não é na verdade muito tempo de vida útil para as marcas alterarem o seu pensamento.

É claro que, segundo adianta o mesmo, poderá haver novos locais de extração mas a solução não pode passar por mais um aumento de risco para os oceanos e mais uma tentativa de esgotar o que já escasseia. Além disso, a questão principal pode-se inverter pensando então que o problema não está na quantidade de matéria prima que ainda sobra mas quanto tempo mais a atmosfera aguenta com este efeito estufa.

Atualmente, a estratégia da marca norte-americana passa pelo facto de fazer ver às outras marcas que a combustão do petróleo é responsável por cerca de um terço das emissões de CO2 emitidas. Já o contrário, a extração de eletricidade através de plantas, é mais eficiente e “limpo” para todos.

A conclusão é simples: neste momento, continuamos a viver numa era retrógrada que não utiliza as energias alternativas e renováveis na indústria a não ser num pequeno nicho de mercado. Quanto mais cedo saltarmos essa fase… melhor.

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Fred Castro: O propósito está onde menos se espera
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos