Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Bosch cria alerta sonoro para condutores em perigo de colisão

b_0_0_0_00_images_articulos_2015_09_septiembre_03_Bosch_Fotos_1-CC-21424

O conceito de “condutor suicida” pode ser interpretado de várias formas. Se, por um lado, não é impossível que aqueles que tentam pôr fim à própria vida o façam através de um acidente rodoviário, por outro, são também os mais distraídos que, sem querer, podem ter uma atitude semelhante. Intencionalmente ou não, a expressão “condutores suicídas” foi a utilizada pela Bosch para criar o ponto de partida desta tecnologia que alerta que os condutores de que estão a circular a uma velocidade demasiado rápida ou de que há um condutor a vir na sua direção em excesso de velocidade.

Esta tecnologia é baseada no sistema de alerta de circulação em sentido de marcha contrário, que emite um sinal sonoro durante 10 segundos quando este se encontra em perigo. Um verdadeiro “anjo da guarda”, segundo Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da empresa alemã.

Este alerta também pode vir a ser integrado no sistema de infoentretenimento, visto ser um software “puro”, sendo que começará a ser produzido em 2016. Para detetar a condução na direção incorreta, a tecnologia compara os movimentos guardados na ‘nuvem’ de dados onde estão registados os movimentos que estão errados com a rota efetuada pelo veículo.

Por outro lado, analisa também a aproximação irregular por parte de outros veículos. Quantos mais veículos estiverem conetados mais densa será a ‘nuvem’ e mais informação terá para que a função de segurança e prevenção seja mais eficiente.

Esta função será integrada através da aplicação da Bosch myDriveAssist assim como nos sistemas multimédia integrados nos automóveis mais recentes. Por agora, o maior entrave que esta tecnologia tem é a necessidade constante de estar ligada à Internet.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Apresentações estratégicas dão mote a nova academia em Lisboa
Marketeer
O Apartamento conquista cinco novos clientes