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Ensaio Volvo XC60 D3 Momentum: Racionalidade sueca

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Já com uma presença longa no mercado, o Volvo XC60 continua a apresentar uma inquestionável ‘frescura’ comercial, combinando atributos como a estética, conforto e versatilidade que fazem dele um dos SUV Premium mais apelativos ao fim de tantos anos. No entanto, com a concorrência a fortalecer-se através de facelifts ou de novas gerações, a marca sueca não quis ficar atrás e atualizou a gama de motores para o seu crossover compacto.

Do lado estético, não se mexeu muito, permanecendo a máxima de que ‘em equipa que ganha não se mexe’. O XC60 mantém as suas linhas robustas inalteradas, recebendo apenas ligeiros retoques que visam acentuar a sua presença na estrada (por exemplo, ao nível da grelha dianteira) e novas jantes de 18, 19 e de 20 polegadas. Assim, o destaque foi concedido ao lado técnico, com o XC60 a beneficiar sobremaneira com a introdução de novos blocos, sendo que na base da gama está a versão Diesel D3 Drive-E de 150 cv, com arquitetura de quatro cilindros e promessas de maior eficiência de utilização. Substitui assim o bloco de cinco cilindros com 136 cv, que se ‘despediu’ da gama XC60.

Aposta na eficiência

E a mudança só trouxe vantagens. Mais potente e com valores anunciados de consumo e de emissões mais baixos, este sueco ‘senhorial’ distingue-se, desde logo, pela entrega da potência assinalável desde baixos regimes, permitindo andamentos vivos sem esforço e recuperações de muito bom nível, mostrando todo o seu vigor logo a partir das 1500 rpm, fasquia a partir da qual já se encontra disponível o binário máximo de 350 Nm. Tanto para ganhar velocidade, como para efetuar recuperações, este motor evidencia uma vitalidade interessante, sendo coadjuvado de forma eficaz pela caixa manual de seis velocidades com manuseamento agradável e escalonamento acertado.

No cômputo geral, este XC60 com motor de dois litros reforça as mais-valias do XC60 para quem procura uma combinação mais equilibrada entre prestações e eficiência. Ainda assim, o valor de consumo médio anunciado pela marca (4,5 l/100 km) acaba por ser algo otimista, já que o mais frequente é rondar a ‘fronteira’ dos seis litros por cada 100 quilómetros. No final do ensaio, a média cifrou-se em 6,4 l/100 km, o que atendendo ao peso do conjunto não é tremendamente penalizador.

Bastante interessante é também a sua capacidade dinâmica, mostrando-se comunicativo e ao mesmo tempo refinado na forma como lida com as irregularidades do asfalto. O sistema de vetorização de binário ‘Corner Traction Control’ consegue melhorar a dinâmica do XC60 em curva, tornando-o mais eficaz e seguro. A suspensão promove um bom trabalho na combinação entre comportamento e conforto, sendo por isso um bom companheiro de viagem. Mesmo com as jantes de 18 polegadas, o XC60 não se revela desconfortável, o que diz bem da qualidade de rolamento deste XC90.

Qualidade geral

No interior, prossegue a tónica no conforto e na qualidade, recorrendo a bons materiais e a construção isenta de falhas, naquele que é um habitáculo extremamente bem concebido. Uma das características mais marcantes deste XC60 é a sua sensação de robustez geral e de refinamento, sendo praticamente imune a ruídos exteriores derivados do rolamento ou dos efeitos aerodinâmicos. De igual forma, o isolamento acústico ‘oculta’ o barulho do motor Diesel, oferecendo desta forma viagens pautadas pela tranquilidade. O espaço a bordo é perfeitamente exequível para cinco passageiros, dispondo de boas quotas de habitabilidade na frente e atrás, onde mesmo o banco do meio se revela confortável.

Volvo XC60 - model year 2016

A racionalidade sueca fica bem patente na forma como os principais comandos são agrupados na consola central ‘flutuante’, atrás da qual é possível guardar alguns objetos. A posição de condução também merece nota positiva pela visibilidade oferecida em todas as direções. O painel de instrumentos digital TFT (400 euros) permite escolher entre três modos – Elegance, Eco e Performance – cada um com configuração de informações distintas para o condutor.

Quanto a equipamento, o Volvo XC60 destaca-se pelos sistemas de segurança, como o de travagem automática ‘City Safety’, que permite travar autonomamente em caso de emergência até aos 50 km/h. Além desse, pode receber igualmente tecnologias de reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de saída da faixa de rodagem e deteção de veículos no ângulo morto.

VEREDICTO

O Volvo XC60 mostra que não perdeu quaisquer atributos que fizeram dele um dos modelos mais vendidos da Volvo a nível internacional. O SUV compacto da marca sueca prima pelo conforto (em todos os níveis) e pelo requinte, mas o novo motor D3 de 150 cv e quatro cilindros coloca-o a par dos seus principais concorrentes Premium neste segmento, tanto em termos de prestações como de eficiência, numa aposta que se pode considerar ganha para a Volvo. Além disso, tem uma condução segura (semelhante à de uma berlina comum) e bons níveis de habitabilidade que fazem deste modelo uma proposta… racional.

FICHA TÉCNICA

Volvo XC60 D3 Momentum

Motor
Tipo 4 cilindros em linha, long., inj. directa common-rail, turbo
Cilindrada 1969
Diâmetro x curso (mm) 82,0×93,2
Taxa compressão 15,8:1
Potência máxima (cv/rpm) 150/4250
Binário máximo (Nm/rpm) 350/1500-2500
Transmissão e direcção
Tracção Dianteira
Caixa Manual de 6 velocidades
Direcção Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4644/1891/1713
Distância entre eixos (mm) 2774
Largura de vias fte/tras. (mm) 1632/1586
Travões fr/tr. Discos ventilados/discos
Peso (kg) 1809
Capacidade da bagageira (l) 495-1455
Depósito de combustível (l) 70
Pneus série 235/60 R18 (Pirelli Scorpion Verde)
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 10,0
Velocidade máxima (km/h) 190
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 4,9/4,9/4,5
Emissões de CO2 (g/km) 117
Preço (Euros) 45.588
Preço da unidade ensaiada (Euros) 57.454

Equipamento de série

ABS
Airbag condutor e passageiro
Airbags laterais
Airbags de cortina
Isofix
Controlo electrónico de estabilidade
Ar condicionado automático com regulação independente
Bagageira com abertura eléctrica
Espelhos retrovisores com regulação e rebatimento eléctricos
Sistema de alerta de colisão
Cruise control
Hill holder
Sensores de estacionamento traseiros
Volante multifunções
Volante regulável em altura e profundidade
Sensor de luz e chuva
Sistema de áudio com oito altifalantes e tomadas AUX e USB
Sensor de pressão dos pneus
Smart card com fecho central

Opcionais da unidade ensaiada

Jantes de liga leve 18″ LEDA (€984)
Business Pack Connect: sistema de áudio ‘High Performance com Sensus Connect e navegação Sensus Connect (€1169)
Family Pack: Fecho de segurança eléctrico das portas traseiras e bancos de criança integrados (€357)
Painel de Instrumentos Digital (400€)
IntelliSafe Pro Pack: Cruise-control adaptativo com sensor de distância, BLIS – Aviso de presença de viaturas no ângulo-morto, Sistema de alerta de colisão, Cintos de segurança ativos (inclui assistência à travagem), Aviso de desvio de faixa de rodagem, Painel de instrumentos Digital, Volante Desportivo em couro com aplicações e Sistema de ajuda ao parqueamento (€2411)
Versatility Pack: Keyless Entry, Rede de protecção de carga, Suporte de mercearias, Tomada de 12V na bagageira e fecho elétrico da bagageira (€615)
Light Pack: Faróis dianteiros lâmpadas de Bi-Xenon, Controlo de faróis automáticos e limpa faróis (€1280€)
Security Pack: Alarme com sensores de movimento, Vidros laminados nas portas laterais e Personal Security Communicator + Keyless Drive (€1353)
Pneu suplente (€62)
Bússola (€86)

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