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Jaguar Land Rover desenvolve três protótipos para veículos ‘verdes’

 

JLR Concept_e Cenex 2015

A Jaguar Land Rover deu a conhecer uma tecnologia para motores de emissões zero e reduzidas desenvolvidas pelos seus engenheiros no CENEX, um importante evento anual para veículos ‘verdes’. Através dos três “Concept_e” desenvolvidos internamente, a Jaguar Land Rover apresentou a nova tecnologia de alta performance baseada no Modulo de Acionamento Elétrico eDM (eDrive Module).

Este novo sistema tem capacidade para desenvolver o dobro da potência e binário de qualquer motor elétrico atualmente em produção. Em complemento, o novo módulo pode ser inserido entre o motor e a transmissão em veículos Híbridos Convencionais (MHEV), Híbridos Plug-In (PHEV) ou mesmo num Veículo Elétrico (BEV).  Esta investigação, que teve início em 2013, teve um investimento de cerca de 16,3 milhões de libras disponibilizadas parcialmente pela Agência de Inovação do Reino Unido e conta com 12 parceiros tecnológicos do Reino Unido.

Através deste projeto foi possível reunir engenheiros e especialistas tecnológicos, assim como os principais fornecedores da indústria automóvel, numa investigação “a longo prazo da Jaguar Land Rover, um projeto que explora todos os aspectos do futuro dos modelos híbridos e dos veículos elétricos”, segundoWolfgang Epple, diretor de Investigação e Tecnologia da Jaguar Land Rover, explicando ainda que “os três ‘Concept_e’ irão permitir-nos desenvolver e testar novas e potenciais soluções tecnológicas que poderão integrar a nossa visão dos veículos de emissões zero e emissões reduzidas em 2020”.

Três concepts, três veículos amigos do ambiente

O Concept_e MHEV, cuja sigla significa Veículo Híbrido Elétrico Convencional, em português, é um híbrido não Plug-In, baseado no Range Rover Evoque e que dispõe de um protótipo de motor diesel (90 CV) e um sistema elétrico de 48V. Incorpora um motor de 15kW dentro de um módulo híbrido com embraiagem de acoplamento intercalada entre o motor de combustão interna e a caixa de nove velocidades. O motor-gerador é alimentado por um sistema elétrico avançado de 48 volts e um conjunto de baterias de iões de lítio de 48 volts.

MHEV

Já o Concept_e PHEV é um veículo híbrido elétrico plug-In, utilizando uma arquitetura semelhante à do MHEV, mas com um protótipo de motor a gasolina (300 CV) e caixa de oito velocidades, ambos montados longitudinalmente num Range Rover Sport. O motor elétrico desenvolve até 150 kW e desempenha também a função de motor de arranque, sendo alimentado por um conjunto de baterias de iões de lítio de 320 volts instalado na bagageira. O sistema híbrido transmite a potência e binário através da caixa de velocidades automática convencional do Range Rover Sport e do sistema de tracção integral permanente de série.

MHEV

 

Por fim o mais ‘verde’ dos protótipos da marca britânica, o Concept_e BEV, um elétrico a bateria, que é, segundo a JLR “a melhor montra para uma investigação baseada no domínio da arquitectura em alumínio”. O piso da carroçaria do veículo foi alterado para a instalação de um sistema de baterias de iões de lítio de 70 kWh de Alta Tensão e unidades de acionamento elétrico. A unidade dianteira conta com uma caixa de apenas uma velocidade acoplada a um motor elétrico de 85 kW. A unidade traseira dispõe de uma caixa de duas velocidades com um motor elétrico de 145 kW.

MHEV

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