Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Toyota Prius promete mais eficiência e diversão

[easingslider id=”24120″]

 

Claramente inspirado no desenho do revolucionário Mirai, o novo Toyota Prius foi revelado oficialmente, prometendo maior eficiência e mais diversão de condução, sem desvirtuar todas as características que fizeram deste modelo um ícone da mobilidade sustentada.

Com efeito, as comparações entre o Mirai e este novo Prius são difíceis de evitar, com a frente a apresentar faróis bastante angulosos e com uma forte componente vertical, algo ajudado também pelos faróis inferiores, situados bem nos extremos do para-choques dianteiro. Na traseira, o mesmo conceito é apresentado, com farolins LED na vertical e bastante esticados, além de um pilar C com aspeto ‘flutuante’. Ainda assim, não perde um certo aspeto de família e de continuidade com a atual geração do Prius.

No interior, a Toyota apostou em maior qualidade dos materiais utilizados, embora não tenha descartado o aspeto simples que caracteriza o atual modelo. Assim, o painel de instrumentos digital encontra-se situado em posição central no tablier, em linha com um ecrã tátil de grandes dimensões na consola central, onde surgem também os comandos do sistema de climatização.

De acordo com a marca liderada por Akio Toyoda, este novo modelo é 61 mm mais longo do que o atual Prius, apresentando ainda mais 15 mm de largura. Por outro lado, a altura foi reduzida em 20 mm. Não foram revelados dados quanto à capacidade da bagageira.

Uma das grandes novidades deste Prius reside na construção assente na plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) a qual será utilizada para a produção de diversos novos veículos da marca graças à sua modularidade. O recurso a esta nova plataforma permite a redução do peso total, centro de gravidade mais baixo, mais espaço no interior e a adoção de suspensão traseira independente, com a marca a garantir que a diversão de condução foi amplamente melhorada.

“Há muito mais no novo Prius do que apenas uma imagem ecológica. Desde o desenho arrojado ao interior de qualidade, o Prius nunca teve uma presença tão poderosa. Desenvolvemos um Prius ainda melhor ao expandir o seu ADN sensível ao ambiente, aumentando o seu nível de interesse com um desenho emocional e uma condução apelativa. Oferece uma nova perspetiva daquilo que um híbrido pode ser”, referiu Kouji Toyoshima, engenheiro-chefe do novo Prius.

Economia reforçada

Mas aquela que será a sua principal característica, a economia, foi reforçada. A Toyota indica que, no total, foi melhorada amplamente a eficiência do novo Prius, reduzindo-se o peso e aperfeiçoando a performance. Alterações no motor térmico melhoraram a sua eficiência em 40%, enquanto outros componentes híbridos foram redimensionados (para serem mais compactos) e reposicionados para melhoria do centro de gravidade e das prestações. A nova bateria de níquel-metal é igualmente mais compacta e apresenta durabilidade e autonomia melhorada. A marca garante ainda a existência de um modo ECO que permite melhorar ainda mais a eficiência de utilização.

Por outro lado, a tónica também estará nos sistemas de segurança, estando prometida a introdução do pacote Toyota Safety Sense, que engloba um leque de sistemas e de tecnologias de assistência à condução como o alerta de saída da faixa de rodagem ou cruise control adaptativo.

Mais detalhes deste Prius deverão ser conhecidas no próximo Salão de Frankfurt.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Há um novo espaço de cowork em Lisboa
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos