Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Lotus 3-Eleven mostra credenciais em Nürburgring

att45c37

O novo Lotus 3-Eleven continua a ser sujeito a testes intensivos antes do seu lançamento, com o modelo desportivo da marca de Hethel a cumprir uma sessão de ensaios de duas semanas no exigente circuito de Nürburgring Nordscheife, na Alemanha, palco onde cumpriu mais de 2000 quilómetros de testes, de acordo com a Lotus.

Dando o pontapé de saída para uma nova geração de modelos de prestações elevadas da Lous, o 3-Eleven apresenta uma carroçaria e chassis de baixo peso, com cockpit aberto e um motor V6 sobrealimentado capaz de debitar 450 cv de potência, com a marca a procurar com este modelo promover uma demonstração da sua capacidade para produzir desportivos “mais leves e rápidos” com origem nas raízes competitivas da marca.

Assim, naquela que foi a primeira vez que este modelo rodou fora da pista de testes em Hethel, no Reino Unido, o 3-Eleven foi testado por três pilotos, cada um dedicado a uma área específica de desenvolvimento – aerodinâmica, afinação do motor a afinação dos elementos do chassis e da suspensão.

att45c39

Ao longo do ensaio, em que nem sempre a pista esteve afeta exclusivamente à Lotus para os seus testes, a marca garante ter conseguido rodar por diversas vezes abaixo do tempo-alvo definido, firmando na combinação dos melhores setores das duas voltas mais rápidas um tempo de 7m06s, num registo gravado no sistema de telemetria do próprio veículo.

“O sucesso desta sessão de testes prova que a nossa filosofia de desenvolvimento para o 3-Eleven é acertada. Sempre afirmámos que para fazer um carro mais rápido temos de o tornar mais leve e este novo automóvel eleva essa filosofia a um novo nível. Condensa toda a nossa experiência e conhecimento num conjunto orientado para a performance e estamos orgulhosos por mostrar ao mundo o mais rápido e potente Lotus de produção até à data”, referiu Jean-Marc Gales, CEO do Grupo Lotus, que destacou o facto de ter sido completada uma das voltas mais rápidas ao circuito de Nürburgring alcançadas por qualquer supercarro.

A rapidez do novo modelo da Lotus é atestada pelo piloto Marc Basseng, cuja experiência em modelos de GT lhe permite estabelecer padrões de comparação bastante precisos.

att45c38

“Conheço bastante bem o circuito de Nürburgring Nordschleife e já pilotei muitos carros neste circuito. Posso dizer que o 3-Eleven é o carro perfeito para uma volta rápida aqui. É tão preciso e tão completo: uma verdadeira arma!”, destacou o piloto, que demonstrou a sua confiança de que com uma volta ‘limpa’ (sem outros carros) poderia rodar na casa dos sete minutos certos.

A produção do Lotus 3-Eleven começará em fevereiro de 2016, estando o inicio das entregas previsto para o mês de abril. A produção estará limitada a apenas 311 unidades.

Os preços no Reino Unido iniciam-se nas 82 mil libras para a versão de estrada e de 96 mil libras para a versão de competição, sendo que apenas a Europa e a Ásia terão acesso à versão de estrada, ao contrário da variante de competição, que estará disponível em todo os mercados.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Da sustentabilidade às Pessoas: o propósito para Sonae MC, Fidelidade e Randstad
Marketeer
7 sugestões de Halloween na Quinta do Lago