Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault Trucks quer diminuir consumo em 13%

1441038936

A divisão de pesados da Renault lançou um projeto que visa diminuir até 13% o consumo de combustível dos veículos de série atuais, com a ajuda de várias inovações que serão instaladas no protótipo Renault Trucks D Wide Euro 6 com caixa refrigerada.

O projeto EDIT (Efficient Distribution Truck) irá incidir nos veículos de distribuição e terá como parceiros empresas como a Valeo, Lamberet, Michelin, BeNomad, INSA de Lyon (LamCos) e a IFSTTAR (LICIT). O objetivo é desenhar e desenvolver um veículo de transporte refrigerado cujo consumo seja 13% inferior a de um camião de distribuição com um motor que respeite a norma Euro 6. Equipado com tecnologias que só estarão disponíveis no mercado em 2020, cada parceiro contribuirá com a sua área de ação.

O protótipo será alvo de uma revisão da sua aerodinâmica e da sua estrutura refrigerada, tendo ainda incorporado um sistema microhíbrido de baixa tensão, que tem como função recuperar parte da energia gerada nas travagens. Um sistema de assistência à condução que prevê a mudança de cor do semáforo, por exemplo, será outra das armas deste protótipo que pode assim definir um perfil de velocidade utilizada para que o consumo de combustível seja minimizado.

O fim deste projeto está marcado para 2018, altura em que o primeiro veículo que resultará deste concept vai ser entregue.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus