Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Conheça as estrelas que irão brilhar no Salão de Frankfurt

Um dos Salões da indústria mais importantes do ano abre portas já no dia 17 de setembro, na cidade de Frankfurt, e consigo reserva muitas surpresas e novidades.

Em jeito de resumo, a Automonitor decidiu fazer uma lista com todos os modelos até à data anunciados e prometidos para o palco alemão.

Alfa Romeo
150624_Alfa_Romeo_Giulia_HP1
O tão esperado Alfa Romeo Giulia, modelo de extrema importância para a marca do grupo FCA pela sua missão em rivalizar com grandes nomes germânicos no segmento estará presente no Salão. A berlina de segmento médio foi revelada a 24 de junho do presente ano mas é ansiada por todos os entusiastas do sector.
Audi
A157229_large1Dando uma nova dimensão aos executivos desportivos, a Audi prepara-se para lançar no mercado uma versão ainda mais desportiva do S8, denominada de Audi S8 Plus, a qual se destaca pelo motor bi-turbo revisto com 605 cv de potência e 700 Nm de binário, valor que ainda pode ser incrementado por intermédio da função ‘overboost’ para os 750 Nm.
Audi-SQ5-PlusA versão Plus do crossover SQ5, o Audi SQ5 Plus, concede a este novo modelo mais 26 cv e mais 50 Nm de binário ao bloco 3.0 turbo v6 Diesel. Com esta mudança, o motor debitará agora 335 cv, sendo que o seu binário máximo chega aos 700 Nm. O seu poder de aceleração, dos 0 aos 100km/h, será de apenas 5,1 segundos podendo atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.
audi-a4-2
Já o novo Audi A4, aposta na inovação técnica ainda que em termos de linha e aparência as coisas se mantenham praticamente inalteráveis. O destaque vai sem dúvida para a redução de peso até 120 kg dependendo do motor em causa e para a aerodinâmica, com a berlina a apresentar um coeficiente de apenas 0.23 Cx.
audi-e-tron-quattro
Ainda em jeito de sketch, a marca alemã já começou a revelar pormenores do seu SUV 100% elétrico que tem como objetivo competir com o Tesla Model X – o Audi E-Tron Quattro. Como principais características o modelo apresenta três motores elétricos e uma autonomia superior a 500 quilómetros. Saiba mais aqui.
Bentley
Bentayga-Exploring-the-limits-of-performance-1024x476
O SUV de luxo da Bentley, o Bentayga, ainda nem foi apresentado oficialmente e já promete ser o mais rápido do seu segmento.
BMW
BMW-225xe-2-1024x688O BMW 225xe Active Tourer será um monovolume desportivo híbrido Plug-in com tração integral e um motor de combustão a gasolina 1.5 de três cilindros, que produzirá 136 cv e terá 220 Nm de binário máximo, produzindo a força necessária para as rodas dianteiras.
BMW-330e-3-1024x683O BMW 330e será a versão Plug-in híbrida da berlina Série 3, que será incluído na gama best-seller da marca bávara. O novo BMW 330e não partilhará o mesmo motor que o monovolume ao lado do qual será apresentado (que adquire a sua motorização da linha ‘i’), sendo equipado com o motor 2.0 de quatro cilindros com 184 cv, conjugado com o motor elétrico de 88 cv, resultando numa potência total de 252 cv
 BMW-X5-xDrive40e-17-1024x683O BMW X5 xDrive40e PHEV é o primeiro crossover híbrido plug-in da BMW. está equipado com um motor gasolina 2.0 turbo que debita 240 cv e um motor eléctrico com 111 cv, que combinados resultam numa potência de 308 cv. Com caixa automática de oito velocidades, este automóvel oferece uma autonomia eléctrica de 21 quilómetros quando conduzido até 120 km/h, sendo que a bateria pode ser totalmente recarregada em duas horas e 45 minutos.
BMW-M3-1_jpg_2762921kSegundo informações dadas pelo site The Detroit Bureau, o BMW M3 poderá ter uma diferença fundamental em relação aos anteriores: motorização híbrida Plug-in.
P90178434_highRes

O novo BMW Série 7 promete uma versão híbrida para 2016 e estará à venda já a partir de outubro deste ano. A sua tecnologia irreverente será provavelmente o ponto chave deste lançamento seguido da sua dinâmica aperfeiçoada.

bmw-x1A BMW apresentou a nova geração do X1, SUV compacto Premium com o qual pretende dar continuidade ao sucesso alcançado com a primeira geração e que contou com mais de 730.000 unidades vendidas a nível global. O modelo já tem preços para o mercado luso. Saiba tudo aqui.
Borgward
2016_borgward_suv_teaser-sketch (1)

Depois de anos parada, a marca Borgward irá marcar o seu regresso à indústria automóvel com um novo SUV. A marca ainda não adiantou grandes detalhe smas já existem fotografias a circular na Internet.

Bugatti
Bugatti-Vision-Gran-Turismo-0

O Bugatti Vision Gran Turismo é um modelo desenhado exclusivamente para o próximo videojogo que lhe dá nome. Estará presente no Salão de Frankfurt como um carro de exibição em grande escala.

Citroen
Citroen-Cactus-M-Concept-14A Citroen irá levar o protótipo C4 Cactus M inspirado no clássico Méhari, onde as palavras de ordem são “liberdade, evasão e bem-estar”, segundo a marca francesa. Tudo indica que este poderá ser um modelo de eleição para aqueles que gostem de aventura e desportos ao ar livre ainda que o seu interior tenha um toque feminino com flores a vermelho e branco sob o tecido.
aircrossO Citroen Aircross é outro concept da marca francesa que marca a presença no segmento dos SUVs compatos. Os seus Alloy Bumps, inspirados nos Air Bumps do Cactus, são formados por uma estrutura alveolar em mousse de alumínio muito absorvente. Além disso, este concept estreia o Air Sign, assinatura cromada que sublinha o vidro traseiro e que deixa passar o fluxo de ar por um túnel, e as Air Curtains na frente.
DS
6536-1024x648Tendo vendido mais de 115 mil unidades em todo o mundo desde o seu lançamento em 2011, o DS 4 reveste-se de grande importância para a marca de luxo do grupo PSA, merecendo por isso uma renovação profunda no Salão de Frankfurt. As dimensões d DS 4 alteraram-se para mais 1 cm no comprimento (4,28 m) e menos 2 cm de altura (1,50 m).
6538-1024x648A maior novidade passa pela chegada da versão DS 4 Crossback, que é introduzida pela DS como um automóvel mais capaz e versátil, sobressaindo pelo estilo mais robusto: maior altura ao solo (mais 30 mm), jantes de maiores dimensões, arcos das rodas diferentes, barras do tejadilho e outros elementos funcionais distintivos
ds-automobiles-dsv-01-largeO DSV-01, será um veículo exclusivo para a Fórmula E, 100% elétrico, que chegará ao Campeonato do Mundo já em outubro, nomeadamente no dia 17. Monolugar, este veículo nasceu da parceria entre a Virgin Racing e a divisão de automobilismo da DS, liderada por Yves Matton.
Ferrari
150727_Ferrari488GTB_Spider_FrontaleO Ferrari 488 Spider é o descapotável de motor central mais rápido da história da marca de Maranello, graças ao motor V8 sobrealimentado, com 3,9 litros de capacidade, capaz de debitar 670 cv e levar o superdesportivo italiano dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,0 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 325 km/h.
Ford
IMG_9159.1Integrando a recente renovação da gama de modelos Ford, o novo Galaxy apresenta um visual muito semelhante aquele conhecido do Focus e do Mondeo, principalmente na secção dianteira da carroçaria, marcada pela grelha ao estilo Aston Martin.
Honda
Project 2&4 conceptA Honda irá levar um concept muito especial ao Salão de Frankfurt, o Honda Project 2&4 Powered by RC213V, vencedor do projecto de design global da marca.
Hyundai
i20active1-1O novo i20 Active, crossover compacto que irá ser lançado no mercado europeu no início de 2016, contará com novos níveis de segurança e conforto, mais espaço, cinco portas, estilo desportivo e um novo bloco turbo 1.0 T-GDI a gasolina capaz de debitar 100 ou 120 cv.
2017-hyundai-santa-fe-1Tal como o i20 Active, o SUV Santa Fe, também está renovado em termos de segurança, conforto e design. Contudo, o mesmo vira-se agora para uma vertente mais sofisticada e Premium. No interior, o cliente pode contar com novos apontamentos de design no habitáculo assim como upgrades nos materiais utilizados.
Hyundai-Vision-Gran-Turismo-0 (1)Como lançamento oficial da sua submarca N, a Hyundai irá levar até Frankfurt o seu protótipo inserido no próximo jogo Gran Turismo para a PlayStation, o N 2025 Vision Gran Turismo.
Infiniti
Infiniti-Q30O Infiniti Q30 afigura-se como um concorrente para os compactos Premium germânicos, partilhando a plataforma com o Mercedes-Benz Classe A. Também a gama de motores a gasolina será proveniente da marca de Estugarda. No mesmo âmbito de parceria, o GLA também dará origem a uma versão SUV compacta do Q30, denominada QX30.
Jaguar
fpaceO novo Jaguar F-Pace é o primeiro crossover de alta performance e desempenho da marca britânica. Segundo a marca, o ADN deste automóvel caracteriza-se pela tecnologia intuitiva e dinâmica, adaptada do desportivo F-Type, oferecendo ainda um sistema de tração integral. Estará disponível para venda no início de 2016.
Kia
kia-sportage-new-2015-0001A Kia leva até ao Salão germânico a nova geração do Sportage, que segundo as imagens reveladas irá apresentar uma frente agressiva com a grelha em formato “nariz de tigre”, novos faróis e dois grupos de quatro luzes LED de cada lado. Já o capot detém agora um design mais robusto e os arcos das rodas são mais proeminentes, mantendo, no entanto, a mesma silhueta que a sua geração anterior.
Kia-Optima-Europe-2Já à venda no mercado americano e sul-coreano, é agora vez do novo Kia Optima chegar à Europa. Ao que tudo indica este modelo chegará equipado com um modelo 1.6 CRDi Diesel com 141 cv e 340 Nm de binário, que pode ser conjugado com uma caixa manual de seis velocidades ou automática de sete
Lamborghini
huracanspyder_0Sabe-se pouco do que será esta versão do Lamborghini Húracan Spyder. Tudo indica que deverá manter a mesma motorização 5.2 litros V10, que produz 602 cv, que a sua versão original e que virá substituir o modelo Gallardo Spyder. Pormenores só mesmo no dia 15 de setembro. Siga a hashtag #LamboShow para acompanhar a emissão diretamente de Frankfurt nas redes sociais.
Lancia
150909_Lancia_Nuova-Ypsilon_01Apelidado como “carro fashion da cidade” pela marca, o facelift do Lancia Ypsilon marcará presença no Salão de Frankfurt onde apresentará as novidades não só estéticas como mecânicas. Com três níveis de equipamento, o renovado Ypsilon será comercializado ainda este mês nos principais mercados europeus.
Lexus
2016-Lexus-GS-200t-0O Lexus GS 300t conta com uma nova frente redesenhada, faróis bi-LED e um novo sistema de segurança e de infoentretenimento, a Lexus apresenta o novo GS na variante 300t no evento alemão, com uma motorização exclusiva para a Europa. O bloco V6 de 3.5 litros combinado com um motor elétrico de íman permanente com arrefecimento a água tem um total de 345 cv e um consumo de 5,9 l/100 cv.
Lotus
Lotus-3-Eleven-23_06_15-16-440x270Depois de se ter estreado no Festival de Velocidade de Goodwood, o Lotus 3-Eleven viaja até à Alemanha para ser apresentado ao mercado europeu. Com cerca de 450 cv, este modelo é o primeiro da nova geração de desportivos prometidos pela Lotus, sendo o mais rápido e caro modelo que já construíu
Mazda
mazda-koeru-1024x468O Mazda Koeru detém um design mais agressivo do que os atuais SUVs da gama da marca japonesa, relembrando modelos como o BMW X6, sendo que deverá encontrar no mercado, caso seja adaptado a um modelo de produção, concorrentes como o Land Rover Discovery Sport e o Kia Sorento.
Mercedes-Benz
15C718_069-1024x680O Mercedes-Benz Classe C Coupé chega ao mercado no final do ano, sendo um modelo com pretensões mais desportivas que surge para complementar a gama em que se insere. Com linhas mais dinâmicas e elegantes, sobretudo ao nível do tejadilho, este modelo conta com menos 20 % de consumo do que a versão anterior, proporcionado pela gama de motores entre os 156 cv e os 245 cv.
glc14O Mercedes-Benz GLC será o sucessor do SUV GLK que entrará no mercado como concorrente de modelos como o Audi Q5 e o BMW X3. Com menos 80 kg, este modelo chega este outono aos concessionários europeus, estando disponível a partir dos 55.450 euros. O Mercedes-Benz GLC terá uma amplitude de potências entre os 170 cv e os 211 cv, contando ainda com uma versão Plug-in híbrida, com autonomia elétrica de 34 km. Saiba mais, aqui.
2015-GLA-CLASS-GLA250-086-CCF-DO SUV Mercedes-AMG GLA ganha agora mais potência com a introdução da versão AMG deste modelo, com modelos revistos para uma melhor performance em estrada. Agora com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 381 cv, este automóvel tem agora mais 21 cv do que o seu antecessor.
CLA Shooting Brake

À semelhança do que acontece com o GLA, o modelo Mercedes-AMG CLA chega a Frankfurt numa versão desportiva e ainda em carrinha, denominada Shooting Brake. Também equipado com o motor2.0 turbo de quatro cilindros com 381 cv, esta versão conta com uma caixa de velocidades automática da AMG assim como com um pacote desportivo da divisão desportiva da Mercedes-Benz.

15C790_091-1024x683O Mercedes-Benz Classe S Cabriolet será outra das estrelas do stand a marca alemã em Frankfurt, tendo sido produzido com o objetivo de ser o descapotável mais confortável do mundo. Para tal, a Mercedes-Benz equipou este modelo com aquecimento de pescoço, encosto de braços e bancos e ainda um sistema de proteção de vento, entre outros. Destaque ainda para a versão desportiva AMG deste Classe S que deverá contar com um bloco V8 de 5.5 litros bi-turbo com 585 cv de potência e 900 Nm.
Mini
P90187458_highResPrestes a chegar ao mercado está o Mini Clubman que passa por Frankfurt antes do seu lançamento na Europa, em outubro. Os grandes destaques vão para o design assumidamente ligado ao segmento das carrinhas, o novo sistema de inforentertenimento, capacidade de carga alargada para os 360 litros e a gama de motores que vai dos 136 cv aos 330 cv.
Nissan
Nissan-crossover-concept-0Ainda não são conhecidas as especificidades do Nissan Concept Crossover mas tudo aponta para que seja uma incursão da Nissan ao universo dos crossovers sobre a insígnia desportiva Z. Através da imagem teaser revelada na passada semana, é possível verificar que este será um veículo dinâmico, com uma frente expressiva, uma grelha característica da Nissan com maiores dimensões e faróis LED em formato boomerang.
Opel
Opel-Astra-Sports-Tourer-297402-1024x682Reconhecendo a importância das carrinhas no mercado europeu, a Opel vai revelar também no Salão de Frankfurt a versão Sports Tourer do Astra, acompanhando assim o lançamento do compacto de cinco portas. Esta carrinha replica os atributos apresentados pelo seu ‘irmão’ de cinco portas, tendo por base uma arquitetura de baixo peso que o torna até 200 kg mais leve (dependendo da versão) face à geração atual.
Opel-Astra-2958961-1024x683-1024x683A nova geração do Opel Astra, importante modelo para a marca alemã, recebeu inúmeras novidades quer a nível de eficiência, conetividade e equipamentos Premium como também um design e estrutura que lhe permite ser mais leve. O novo Astra contará ainda com uma nova geração do IntelliLink e do Opel OnStar, sistemas de infoentertenimento e segurança, respetivamente. Saiba mais, aqui.
bOpel_Vivaro_Surf_Concept_3-1024x682Dedicado aos fãs do surf, a Opel criou o protótipo Vivaro Surf Concept capaz de transportá-lo nas aventuras à beira mar com lotação até seis passageiros, versatilidade acrescida e desenho especialmente produzido para ser mais apelativo em relação à versão original da carrinha Vivaro. Com possibilidade de ser produzida em série em pequena escala, esta carrinha tem uma unidade Diesel de última geração, o 1.6 CDTI de 140 cv e 340 Nm, com consumo médio de 6,1 l/100 km e 160 g/km emissões de CO2. A velocidade máxima é de 180 km/h
Peugeot
Peugeot-Fractal-25Um coupé com um lado desportivo mas elétrico. É esta a proposta da Peugeot com o protótipo Fractal, fruto de um estudo prospectivo do Peugeot i-Cocpkit. No que concerne as motorizações, este concept dispõe de uma bateria de iões de lítio de 40kWh que alimenta os motores elétricos situados nos trens dianteiro e traseiro para uma potência total equivalente a 150kW/204 cv.
308RHYbrid_1504PC003_02Este concept já foi apresentado no Salão de Xangai mas chega agora ao mercado europeu neste evento alemão. O Peugeot 308 R Hybrid está equipado com tecnologia híbrida, como o próprio nome indica, com 500 cv e capaz de cumprir o exercício 0-100 km/h em apenas 4,0 segundos, com emissões médias de 70 g/km. Estes valores são alcançados através da combinação, no eixo dianteiro, do motor a gasolina 1.6 THP com um motor eléctrico de 115 cv, havendo outra unidade eléctrica, também com 115 cv, colocada no eixo traseiro, o que significa que a tracção é integral.
Porsche
911 Carrera S

A Porsche revelou há poucos dias os pormenores daquela que será a renovação do Porsche 911 Carrera, agora mais potente, com um motor 3.0 litros bi-turbo com 370 cv de potência, e um design atualizado. Destaque ainda para alterações no chassis, com nova suspensão adaptativa PASM (Porsche Active Suspension Management), que baixa o chassis em 10 mm, novos amortecedores e, como opcional, a possibilidade de equipar um sistema de rodas direcionais para o eixo traseiro.

Renault
Novo-Megane1Numa aposta mais desportiva, surge o novo Mégane, importante modelo para a Renault a nível global, que revelou ainda recentemente que iria apresentar no Salão de Frankfurt a versão GT deste modelo. Os detalhes mecânicos e do interior ficaram reservados para a apresentação no evento alemão.
SELECTION PRESSE

O topo de gama da Renault fará a sua estreia europeia no Salão de Frankfurt, na sua versão berlina e carrinha. O Talisman marca a entrada da marca francesa no universo Premium, com um design requintado e detalhes luxuosos como bancos dianteiros a disporem de ventilação e funcionalidade de massagem e os bancos dianteiros com espuma de densidade variável e apoios de cabeça rotativo.

Seat
seatnew001-1024x768O facelift da versão mais desportiva do Seat Ibiza chegará brevemente ao mercado europeu mas antes passará por Frankfurt. Mais potente, este renovado Ibiza Cupra conta com um motor 1.8 turbo de 192 cv, capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos.
001LEONCUPRA290-1024x723Também a versão Cupra do Seat Leon chegará ao evento alemão antes de chegar aos concessionários europeus, com um motor de 290 cv, mais 10 cv do que a sua versão anterior. Este modelo continuará disponível nas carroçarias três portas Sport Coupé, cinco portas e carrinha ST.
Rolls-Royce
RR-Dawn-12O luxo e a sensualidade num só carro. Quem o diz é a Rolls-Royce que ressuscita o modelo Dawn lançado inicialmente em 1952 e que aposta em materiais exclusivos não descurando a performance. Com um motor 6.6 V12 com 570 cv que apresenta um binário de 780 Nm Às 1500 rotações, este modelo tem uma velocidade máxima de 250 km/h, indo dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.9 segundos.
Skoda
150825-The-new-ŠKODA-Superb-GreenLine-1024x683A Skoda irá revelar a versão mais económica e eficiente do Superb, denominada Greenline, com consumo médio de 3,7 l/100 km e emissões de 95 g/km de CO2. Estes são os valores apresentados para a variante berlina do Skoda Superb GreenLine com motor 1.6 TDI de 120 cv, o qual apresenta uma autonomia impressionante de 1780 quilómetros.
Skoda-Superb-Sportline-1-1024x614A Skoda irá ainda revelar a linha Sportline para o modelo Superb, com um design mais desportivo, disponíveis tanto na versão berlina como carrinha, embora mantenha as mesmas motorizações da variante original, exceto as menos potentes. Ou seja, o motor mais potente associado a esta versão é o 2.0 TSI de 280 cv.
smart
smart fortwo cabrio, passion, white / jupiter red

Com chegada marcada para fevereiro, o novo smart fortwo cabrio tem como principal novidade ser um verdadeiro “três em um”: capaz de combinar as qualidades de um automóvel ‘fechado’ com a irreverência de um modelo com teto em lona deslizável, o novo fortwo cabrio permite ainda transformação total em descapotável, mediante a remoção total das barras laterais entre os pilares A e B. Estará disponível com duas motorizações de 71 cv e 90 cv.

SsangYong
SsangYong-XLV-Air-Concept-design-render-2-720x511A marca sul-coreana de automóveis SsangYong prepara-se para apresentar o concept SsangYong XLV-Air que antevê uma versão de sete lugares do SUV Tivoli, revelado ao mercado europeu na sua versão original, de cinco lugares, no Salão de Genebra deste ano. Ainda não se sabem pormenores acerca deste modelo mas prevê se que esteja equipado com blocos 1.6 tanto gasolina como Diesel e disponível com tração às duas e às quatro rodas.
Suzuki
suzuki-baleno-1024x613O Suzuki Baleno é um compacto que tem por base o iK-2 Concept apresentado este ano no certame de Genebra, e que chega à cidade alemã com o novo motor de 1.0 Boosterjet, tendo como principal destaque a sua redução do peso, procurando dessa forma oferecer um modelo mais eficiente e dinâmico.
Toyota
PRIUS_30_Sept2015A nova geração do híbrido Prius terá estreia europeia marcada para Frankfurt, destacando-se o design inspirado no desenho do revolucionário Mirai, a maior eficiência, com uma nova bateria que fornece uma maior autonomia.
Volkswagen
DB2015AL03642_small.JPG-1024x683A Volkswagen apresentará a versão descapotável do compacto Golf neste evento, tendo como principais novidades as alterações relativas ao design, quer interior quer exterior, com especial destaque para as seis novas cores da carroçaria e ainda a aplicação de sistemas de infoentretenimento e rádio (como o Composition Media e o sistema de navegação Discover Media) e App Connect.
VW-Golf-GTI-Clubsport-1-1024x682Depois do protótipo, o modelo de produção. O Golf GTI Clubsport é o mais potente de todos os GTI produzidos até à data equipado com um bloco 2.0 turbo de quatro cilindros e 261 cv. Contudo, o carro está ainda equipado com uma função “boost” capaz de debitar mais 10% da potência inicial, alcançando os 286 cv durante 10 segundos.
vw-tiguan-gen1-1024x683A Volkswagen irá presentar a segunda geração do Tiguan, com o objetivo de incrementar a sua presença no segmento dos SUV compactos. Tendo por base uma arquitetura mais leve e motores mais evoluídos, esta nova geração terá consumos e emissões poluentes reduzidas. Na calha está também uma variante híbrida Plug-in para introdução posterior no mercado.
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...