Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Citydrive Carsharing: Um Skoda Fabia à mão de semear

skodafabia

A Skoda, em parceria com a Citydrive, empresa de carsharing que opera no concelho de Lisboa, criou uma das ações de marketing mais úteis dos últimos tempos.

Esta iniciativa, por parte da marca checa, insere-se na linha de lançamento do novo Skoda Fabia e espelha-se numa premissa muito simples: quando precisar de um automóvel em Lisboa, o Fabia vai lá estar, à mão de semear.

Vamos criar um cenário hipotético: imagine que tem de se deslocar do Saldanha até ao Cais do Sodré. Não é hora de ponta, não há trânsito nas ruas, e por isso mesmo os autocarros também escasseiam. Dava-lhe imenso jeito o seu automóvel agora mas visto que o deixou em casa só lhe restam as alternativas dos transportes públicos. Com a aplicação Carsharing Network da Mobiag, este desejo é concretizável uma vez que a app revela a frota da Citydrive, espalhada pela capital, passível de ser utilizada por si, quando for utilizador registado da operadora.

Basta perceber qual o veículo mais perto de si, dirigir-se a ele, e app trata de tudo… É ela que abre as portas do Fabia, que lhe ajuda a perceber e a notificar danos visíveis do automóvel e que lhe encerra as portas do veículo quando terminada a sua viagem. A chave do automóvel encontra-se dentro do veículo e cada minuto percorrido são 0,29 euros que gasta – uma quantia mínima e provavelmente a mais em conta neste tipo de situações.

Além disso, o facto do serviço ser free float, isto é, do ponto A a B, o utilizador não é obrigado a entregar a viatura no mesmo sítio onde a deixou. Questões como gasolina, lavagem ou até mesmo pagamento da EMEL estão também já asseguradas.

Se ficou com dúvidas acerca deste processo, reveja todos os passos que tem de fazer neste pequeno vídeo:

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=GINeREdvKb0&feature=youtu.be[/youtube]

 

No que diz respeito a viagens fora do concelho de Lisboa ou em dias em que o trânsito se encontre muito intenso, é certo que esta poderá não ser a melhor opção para o cliente. Na verdade, estamos perante um serviço de carsharing que lhe cobrará ao minuto pelo tempo de “aluguer” do carro e que não lhe permite fechar as portas se se encontrar fora do concelho da capital.

“A Skoda é uma marca que procura sempre chegar ao consumidor através de formas alternativas. Os meios tradicionais não nos permitem ser diferenciadores dos nossos concorrentes e por isso, ao conhecermos este projecto através de publicidade fizemos uma abordagem à empresa CityDrive e Mobiag com vista a dar mais visibilidade ao nosso novo Skoda Fabia. A ideia é que o mesmo estivesse espalhado por Lisboa, dentro dos eixos mais utilizados pelos cidadãos, entre a Avenida Infante Santo e a Almirante Reis.”, explicou Orlando Teixeira, diretor da Skoda Portugal em entrevista à Automonitor.

11945001_1142530575775305_832959859_n

O representante adiantou ainda que o conceito “color concept” – conjugação de duas cores entre a carroçaria e o tejadilho do Fabia – acaba por estar presente nesta dinâmica que resulta sobretudo num autêntico test drive citadino. A frota foi disponibilizada pelo concessionário de Lisboa, Carlar, e conta neste momento com 20 veículos ao serviço de carsharing ainda que o objetivo seja chegar aos 30, brevemente. No entanto, há que salientar que esta será uma ação efémera, a ser realizada apenas até ao final do ano.

Recorde-se que o conceito de uma imagem mais irreverente e mais “cool” foi sempre a premissa utilizada no lançamento deste modelo, que pretende atingir um target mais tecnológico e jovem. Até à data, os números parecem espelhar essa tendência de preferência uma vez que desde que o Fabia entrou para o serviço, 71% das viagens concretizadas foram feitas a bordo deste modelo. Curiosamente, foram também as mais longas, facto que se poderá dever ao espaço que oferece face ao outro modelo concorrente.

11994350_1142530609108635_1283180497_n

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Há um novo espaço de cowork em Lisboa
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos