Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Italdesign é aposta da Volkswagen como centro de inovação

Italdesign-Brivido-Concept-2012-Side-View-Open-Door (1)

O papel da Italdesign, empresa de design e engenharia, vai ser reforçado dentro do grupo Volkswagen agora que Walter de Silva tomou o lugar de Giorgetto Giugiaro, fundador da casa de styling italiana, como presidente.

Apesar de manter o seu cargo como diretor de design do grupo alemão, de Silva procurará dinamizar a empresa e torná-la um centro de inovação para as doze marcas do grupo Volkswagen. A Italdesign deverá trabalhar em conjunto com os centros de design das marcas para criar concepts que se tornem “plataformas para inovações ‘intermarcas’ para o futuro”, afirma Walter de Silva, em declarações à Automotive News Europe.

Com o aparecimento crescente de tecnologias ligadas ao desenvolvimento e design de um automóvel, como por exemplo a impressão 3D, o executivo acredita que é necessário revolucionar esta área. A Italdesign terá mais de mil trabalhadores até ao final deste ano, sendo esta uma empresa de sucesso, depois de, no ano passado, ter registado receitas de 189 milhões de euros.

A crescente importância desta empresa culmina na criação de uma academia com pós-graduações para 50 a 60 designers, que deverá estar pronta em 2018. Belas artes, história e filosofia são algumas das vertentes que serão abordadas pelos professores, sendo estes pertencentes ao grupo alemão mas também exteriores à própria companhia, para uma visão mais alargada e multicultural.

Filippo Perini, responsável pelo design da Lamborghini será o novo diretor de design da Italdesign, ocupando assim o lugar de Wolfgang Egger, antigo chefe de design da Audi que regressa agora à Alemanha para trabalhar no estúdio de design de Brunswick, depois de uma passagem rápida pela Italdesign com a duração de um ano.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube