Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mercedes-Benz Concept IAA: Campeão da eficiência

[easingslider id=”24379″]

A Mercedes-Benz revelou em Frankfurt o seu campeão da eficiência com base na aerodinâmica, apontando soluções inovadoras como auxiliares fundamentais para a redução dos consumos e das emissões poluentes. O Concept IAA, acrónimo para Intelligent Aerodynamic Automobile, configura dois automóveis num, de acordo com a própria marca, preconizando soluções inovadoras em termos de aerodinâmica e desenho elegante para uma berlina de quatro portas, alternando entre esses dois modos em andamento.

Assim, até aos 80 km/h, o Concept IAA roda em modo Design, mas a partir dessa fasquia passa para o modo Aerodinâmico, com o veículo a assumir de forma automática uma série de medidas com o intuito de incrementar a sua eficiência aerodinâmica (que é de apenas 0.19 de coeficiente de arrasto – Cx). Oito segmentos exteriores estendem-se no traseira, aumentando o seu comprimento total em 390 mm, enquanto na frente os ‘flaps’ estendem-se 25 mm para a frente e 20 mm para trás. Para compor o leque de transformações, as jantes Ativas mudam também a sua aparência.

Assim, as suas dimensões totais também são variadas, com o comprimento a alternar entre os 5040 mm em modo Design e os 5430 mm em modo Aerodinâmico, para 1995 mm de largura e 1305 mm de altura, num valor bastante baixo.

De igual forma, a Mercedes-Benz assume que uma das forças primárias por detrás da criação deste modelo é a digitalização, método que contribui decisivamente para a elaboração do Concept IAA, tendo recorrido a uma forte componente de trabalho digital para chegar ao resultado final. A título de exemplo, a aerodinâmica foi testada em simulações de computador por cerca de um milhão de horas.

No interior, o toque desportivo une-se ao luxo moderno, contando com linhas evolutivas dos Classe S e S Coupé, recorrendo a materiais de elevada qualidade, com contraste de cores em diversos elementos. O volante de dois raios é uma evolução da atual filosofia da Mercedes-Benz, integrando comandos de manuseamento tátil.

Este Mercedes-Benz Concept IAA conta com motorização híbrida (gasolina/elétrico) com um total de 279 cv de potência para uma velocidade máxima de 250 km/h (eletronicamente limitada). Já os consumos e as emissões variam igualmente consoante o modo de rolamento: em modo aerodinâmico a autonomia elétrica é de 66 quilómetros e as emissões são de 28 g/km de CO2, ao passo que em Design a autonomia em modo elétrico é de 62 quilómetros e as emissões crescem ligeiramente para os 31 g/km de Co2.

A marca assume que, ao abrigo das novas normas para a homologação para os consumos e emissões, as vantagens do modo Aerodinâmico são diminuídas, uma vez que as mesmas privilegiam a condução em cidade, contrapondo, no entanto, que as poupanças ‘reais’ seriam bem maiores.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista