Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Suzuki Baleno: o regresso de um nome conhecido

suzuki baleno (9)

Fazendo regressar uma designação já conhecida ao mercado europeu, a Suzuki revelou no Salão de Frankfurt o novo Baleno, pequeno utilitário que faz do espaço a bordo e da eficiência de utilização duas grandes ‘armas’, embora a marca destaque também as novas soluções de segurança e de conectividade.

Com um estilo jovial e robusto, fazendo uso da linguagem ‘Liquid Flow’ proposta pela Suzuki, este novo Baleno sobressai pela introdução de um novo motor de apenas um litro, o 1.0 Boosterjet sobrealimentado com 110 cv e 170 Nm de binário, com a Suzuki a afiançar que este bloco permite elevada eficiência graças ao sistema de injeção dupla – direta e indireta – e pelas soluções ao nível da pressão do turbo.

suzuki baleno (16)

O outro motor disponível para este Baleno é o 1.2 Dualjet, também ele com dupla injeção, podendo este ser equipado com a tecnologia de micro-hibridação com gerador elétrico integrado para assistência do motor térmico, recuperação de energia da travagem e maior suavidade no processo de ignição no âmbito do sistema Start-stop. A unidade elétrica, alimentada por uma pequena bateria de iões de lítio, assiste o motor a combustão nas acelerações ou subidas, contribuindo para emissões de 93 g/km de CO2. O motor 1.0 pode ser acoplado a caixas manual de cinco velocidades ou automática de seis, ao passo que o 1.2 tem à disposição a mesma caixa manual e uma automática CVT.

No interior, em virtude da nova plataforma de elevada rigidez (mas 15% mais leve do que a média do segmento, de acordo com a Suzuki), a marca procurou oferecer soluções mais eficientes de arrumação e de espaço para os ocupantes, garantindo lotação para cinco passageiros e 355 litros de capacidade da bagageira, a qual conta com maior amplitude graças às mudanças operadas ao nível da suspensão traseira e que permitiram ganhar espaço. No que diz respeito ao comportamento dinâmico, a Suzuki enfatizou que o Baleno foi desenvolvido para responder aos gostos e interesses dos condutores europeus.

A conectividade também é outro dos elementos em destaque no novo Baleno, com a marca nipónica a apostar num sistema denominado Smartphone Linkage Display Audio, que permite integração de diversos smartphones, sendo igualmente compatível com o sistema CarPlay da Apple.

Em termos de equipamento principal, o Baleno surge equipado com cruise control ativo, faróis de halogéneo com luzes diurnas LED integradas, tecnologia LED nos farolins traseiros, nove cores para a carroçaria, spoiler traseiro, jantes de 15 e de 16 polegadas e sistema de travagem automático com base em radar. A sua chegada à Europa está prevista para a primavera do próximo ano.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista