Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Bosch desenvolve tecnologia revolucionária para baterias

b_0_0_0_00_images_articulos_2015_09_septiembre_16_Bosch_Fotos_1-BBM-21560

A Bosch está a envidar esforços na criação de uma nova tecnologia de baterias para veículos elétricos, a qual poderá estar pronta para passagem à produção nos próximos cinco anos e que poderá incrementar a as potencialidades da mobilidade elétrica.

Até aqui, o objetivo da indústria havia-se centrado unicamente na duplicação da densidade energética das baterias e na redução para metade dos seus custos até final da década. Com as novas baterias de células em estado sólido, a Bosch prevê um aumento da densidade energética superior ao dobro da atual capacidade já em 2020, procurando ao mesmo tempo uma redução dos custos de produção.

“A Bosche está a utilizar os seus conhecimentos e recursos financeiros para conseguir um grande avanço na mobilidade elétrica”, afirmou Volkmar Denner, presidente do Conselho de Administração da Robert Bosch. A aquisição da start-up norte-americana Seeo Inc (sedeada perto do pólo tecnológico de Silicon Valley) ajudará a alcançar este propósito.

Além do seu próprio desenvolvimento na área das tecnologias de baterias, a Bosch passa assim a contar com um nível de conhecimento fundamental para desenvolver células de estado sólido inovadoras para baterias de iões de líto. Um automóvel elétrico que tenha atualmente uma autonomia de 150 quilómetros seria capaz de percorrer mais de 300 sem recarregar e com um custo mais baixo.

Com uma forte aposta na mobilidade elétrica, a Bosch já realizou até ao momento 30 projetos relacionados dessa área, com os engenheiros da marca a trabalharem atualmente no aperfeiçoamento da tecnologia. As previsões da companhia apontam para que em 2025 existam 15% de automóveis novos produzidos com um sistema híbrido integrado.

No final de 2014, a GS Yuasa e a Mitsubishi Corporation uniram-se à Bosch para criarem uma empresa conjunta, a Lithium Energy and Power GmbH & Co. KG, cujo objetivo passa por fabricar uma geração mais potente de baterias de iões de lítio para os motores elétricos. A tecnologia da Seeo permitirá complementar o trabalho realizado até aqui por aquelas companhias.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube