Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Parceria entre Daimler e Aliança Renault-Nissan mais “forte” do que nunca

smart fortwo cabrio, passion, white / jupiter red

A parceria entre a aliança Renault-Nissan e o grupo Daimler já dura há seis anos mas continua a ser um projeto presente nos planos futuros de ambos os fabricantes. Durante o Salão de Frankfurt, os dois responsáveis pelos grupos revelaram que a parceria está a “acelerar e fortalecida”, tendo sido considerada por Carlos Ghosn, CEO e Chairman da Aliança franco-nipónica, como “uma das mais produtivas da indústria automóvel”.

Já Dieter Zetsche, Chairman do Conselho Executivo da Daimler e responsável pela Mercedes-Benz Cars, revelou que “este ano aprofundamos a nossa colaboração e anunciámos dois projetos completamente novos. Nós cooperamos quando é mutuamente benéfico”.

Durante este ano, esta parceria teve vários resultados positivos e visíveis. A construção de uma fábrica em Aguascalientes, no México, no valor de cerca de mil milhões de euros, é uma delas. Nesta unidade fabril será produzida a próxima geração dos veículos compactos das marcas Premium Infiniti e Mercedes-Benz, em 2017 e 2018, respetivamente, numa co-produção que deverá resultar em mais de 230 mil veículos produzidos até 2020.

Por outro lado, a Daimler e a Nissan anunciaram em 2015 o desenvolvimento conjunto da primeira pick-up da Mercedes-Benz, que irá partilhar alguma da sua arquitetura com a nova Nissan NP300, embora equipada com engenharia Daimler, sendo produzida nas fábricas da Renault em Cordoba, na Argentina, e da Nissan em Barcelona.

O novo Infiniti Q30 é outro dos frutos desta parceria. O compacto partilha componentes Daimler embora tenha sido arquitetado pela Infiniti. Por fim, a criação das versões elétricas dos smart fortwo e forfour, que deverão chegar ao mercado europeu no fim de 2016. Ambos os modelos serão equipados com um motor já utilizado no Renault Zoe, produzido na fábrica da marca em Cléon, França, e com uma bateria produzida pela subsidiária da Daimler, a “Deutsche ACCUmotive”.

Este é uma parceria profícua cuja história começa em 2010, com o objetivo percorrer três projetos na Europa. Hoje em dia, a Aliança Renault-Nissan e a Daimler têm 13 projetos em conjunto na Europa, Ásia e Américas.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube