Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Toyota testa cadeia de abastecimento de hidrogénio

portada_toyota

Os sistemas alimentados por hidrogénio são uma opção cada vez mais real para substituir os combustíveis fósseis como fonte de energia utilizada no mundo automóvel. Como tal, a Toyota está a investir numa cadeia de abastecimento de hidrogénio, um projeto que terá a duração de quatro anos, com início marcado para abril de 2016.

Baseado em energia eólica renovável, este projeto junta entidades privadas e públicas japonesas, tendo os testes lugar em Yokohama e Kawasaki. Do lado das autoridades nipónicas encontra-se o Ministério do Meio Ambiente do Japão e o Governo da Prefeitura de Kanagawa enquanto do lado das entidades privadas estão as empresas Toyota Motor Corporation (TMC), Toyota Turbine and Systems Inc, Iwatani Corporation e Toshiba Corporation.

A grande chave deste projeto é o facto de o hidrogénio ser criado a partir de energia eólica que criará a eletricidade necessária para decompor a água e o oxigénio, podendo ser armazenada e transportada para posterior utilização com uma pegada ambiental reduzida.

Na maioria dos casos, este componente é criado através da utilização de combustíveis fósseis acabando por ter consequências prejudiciais para o ambiente não na sua utilização mas sim na sua produção. Assim, será produzido hidrogénio através do processo químico de eletrolise na água. A rede elétrica vai ser utilizada como reserva quando for absolutamente necessário, enquanto o excesso de energia renovável produzida poderá ser vendida posteriormente a companhias elétricas.

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista