Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Nova Iorque investe em comunicação entre veículos e infraestruturas

Capturar

A comunicação entre infraestruturas e veículos e entre veículos em si é um dos próximos passos a dar na evolução da mobilidade e segurança nas estradas. Em Nova Iorque, já estão a ser testados programas pilotos que visam a comunicação entre automóveis e sinais de trânsito através de ondas Wi-Fi, para que os condutores e, consequentemente, os sistemas de segurança automáticos instalados nos automóveis adquiram mais informação do que os rodeia.

Manhattan e Brooklyn foram as zonas escolhidas da ‘cidade que nunca dorme’ nas quais os sinais de trânsito estarão equipados com hardware ligado a esta tecnologia, enquanto 10 mil veículos terão tecnologia de comunicação Vehicle2Vehicle (V2V), em português, de veículo para veículo, numa iniciativa levada a cabo pelo Departamento de Transporte americano.

Serão ainda investidos 17 milhões de dólares na cidade de Tampa, na Florida, em tecnologia V2V para diminuir o congestionamento do trânsito em hora de ponta.

Estas tecnologias prometem revolucionar a segurança nas estradas possibilitando, por exemplo, avisar o condutor que existe colisões em cadeia na sua rota. No entanto, será necessário legislar estas inovações, sendo que as autoridades americanas prevêem que tal aconteça em 2016.

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Neves de Almeida HR Consulting nomeia CEO
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos