Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Dos ralis à tecnologia: A história do Audi Quattro

O Audi Quattro surgiu em 1980 como um modelo de competição em ralis mas hoje é parte integrante da tradição da marca, aplicável numa série de modelos da gama alemã. Um dos primeiros veículos com tração integral, o Quattro foi criado a pensar nos problemas que os automóveis militares encaram nas superfícies geladas da Finlândia, conforme conta a marca numa série de cinco pequenos filmes nos quais conta a história do conceito “quattro”.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=kzrBf2dW3ws[/youtube]

 

Mas este automóvel também pode ser visto como um símbolo da diferença, não só em termos mecânicos e tecnológicos mas também socialmente. Em 1981, Michelle Mouton tornou-se na primeira mulher a ganhar uma prova da WRC, com o seu Quattro, depois de o piloto Ari Vatanen ter afirmado que nunca iria perder contra uma mulher.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=UyK-ZD-BnmQ[/youtube]
O sucesso deste modelo começa nas mãos de Stig Blomqvist, que conquista o primeiro título a bordo do Quattro no rali da Costa do Marfim, em 1984, com um motor de 420 cv, que após ação de um turbocompressor atingia os 509 cv. Mas este Quattro continuou a fazer história quando, por exemplo, em 1987, Walter Rohrl consegue terminar a corrida da subida de Pikes Peak com 22 segundos de avanço do segundo classificado, ao volante de um Quattro S1.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=1koPFmWIlUo[/youtube]

 

A verdade é que o Quattro deixou de ser produzido mas continua presente por toda a gama Audi na tecnologia de tração integral que distribui a potência produzida pelo motor pelas rodas dianteiras e traseiras de forma a proporcionar uma condução suave, segura e precisa.

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=RME3t4YUYTg[/youtube]

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Apresentações estratégicas dão mote a nova academia em Lisboa
Marketeer
O Apartamento conquista cinco novos clientes