Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Holanda cria autocarros elétricos autónomos

UH5P3Q4_356a9LuYyTkTWivoUHc2sKpBAA0stonQA1E

Uma verdadeira caixa de vidro sobre rodas – conheça o WEpod, uma criação holandesa que em novembro terá dois exemplares a circular num percurso de cerca de 5.6 quilómetros, entre a Universidade de Wageningen e a cidade de Ede.

Sem parte dianteira ou traseira, sem volante ou outros controlos, estes autocarros são chamados através de uma aplicação para o smartphone, abrindo automaticamente as suas portas para um máximo de 12 passageiros. Apesar de terem integrada tecnologia autónoma, quando o veículo se deparar com alguma situação fora do normal ou se um passageiro carregar no botão de assistência, um técnico entrará no sistema para detetar o que se passa e dar instruções ao veículo para resolver o problema.

transferir

Este é assim o primeiro serviço em que um veículo autónomo é utilizado, circulando nas estradas com os outros automóveis numa situação do quotidiano. Nas primeiras fases do programa, os WEpod não serão utilizados à noite, em hora de ponta ou sob condições climatéricas adversas.

Equipados com radares, câmaras e sensores laser, este autocarro enfrenta, em termos práticos, o mesmo obstáculo que todos os outros veículos sem presença humana na condução: a falta de legislação e regulação para a sua circulação.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Isabel Barros distinguida com prémio «Excelência» na liderança. Foi a única portuguesa
Marketeer
Lego lança minissérie no YouTube