Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen contrata sociedade de advogados que defendeu a BP

vw

Envolvida no escândalo referente à adulteração das emissões de óxidos nitrosos (NOx) para a atmosfera com os seus motores Diesel 2.0 TDI, a Volkswagen contratou a sociedade de advogados Kirkland & Ellis para ajudar as autoridades na investigação e tratar da defesa em eventuais processos judiciais.

A Kirkland & Ellis tornou-se famosa por ter defendido a petrolífera BP no caso do derramamento de petróleo no Golfo do México em abril de 2010, quando a plataforma Deepwater Horizon sofreu uma explosão naquele que é até hoje o caso mais grave no que diz respeito a derrames de petróleo.

De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg, o Departamento da Justiça dos Estados Unidos da América (EUA) deram já início a um processo de investigação criminal à Volkswagen pela manipulação dos valores das emissões dos motores Diesel testados naquele país, os quais revelaram que as unidades de controlo eletrónicas instaladas apresentavam um software que detetava quando o veículo estava a ser testado e assim ‘acionava’ o controlo das emissões.

Por outro lado, a Automotive News refere que serão já, pelo menos, 25 os processos movidos contra a marca germânica nos EUA.

Este escândalo provocou já a queda de Martin Winterkorn da presidência da marca alemã, prevendo-se novos desenvolvimentos ao longo dos próximos tempos no que diz respeito a outros eventuais visados.

Efetuando um paralelismo com a atual situação vivida pela VW, o caso Deepwater Horizon teve também um efeito severo em termos de imagem para a BP, sendo que além do derrame de matéria-prima, a explosão e incêndio subsequente da plataforma provocaram 11 mortes e ferimentos a vários trabalhadores.

Em 2012, a petrolífera declarou-se culpada e aceitou pagar uma indemnização de 4 mil milhões de doláres, acrescentando-se este ano mais 18.7 mil milhões de dólares para a resolução de todos os casos judiciais deste caso.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista