Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

14 marcas venderam até agosto mais do que em 2014

qashqai

Mais de uma dúzia de marcas ultrapassaram, em agosto, as vendas acumuladas em todo o ano passado, confirmando o enorme dinamismo do mercado de automóveis ligeiros de passageiros.

Entre as marcas de maior volume, Nissan, Ford e Fiat foram as que venderam, de Janeiro e Agosto, mais unidades do que em todo o ano de 2014, sendo previsível que também a Mercedes-Benz, que no ano passado ultrapassou, pela primeira vez a fasquia das 10 mil unidades, venha a bater em outubro os números de 2014.

Kia, Skoda, Smart, Hyundai, Land Rover, Jaguar, Jeep, Suzuki, Maserati, Bentley e Lamborghini são as outras marcas que já ultrapassaram o número de registos de 2014, enquanto Volvo e Mini o deverão fazer no decurso deste mês.

Veja abaixo, marca-a-marca, o que estão a vender algumas das marcas que já bateram os números de 2014:

NISSAN

A marca japonesa continua a capitalizar o sucesso do Qashqai, líder incontestado no segmento dos SUV compactos, com o dobro de quota do seu rival mais direto, o C4 Cactus da Citroen. Sozinho, o Qashqai vale mais de 48% das vendas Nissan no mercado nacional. Nos primeiros oito meses do ano, as vendas do Qashqai cresceram 55%, em termos homólogos, para quase 3600 unidades, atirando a Nissan para o 6º lugar do ranking de ligeiros de passageiros. Mas a Nissan conta ainda com o compacto Pulsar, que graças ao rent-a-car é já o segundo modelo mais vendido da marca, com mais de 1100 unidades desde Janeiro. E tem ainda o mini SUV Juke, o utilitário Micra e o mini monovolume Note (líder do segmento), com vendas acumuladas no ano entre as 500 o milhar de unidades.

FORD

A agressiva estratégia comercial da Ford está a dar resultados, com a marca a conseguir uma subida anual de 59% nas vendas acumuladas de Janeiro a Agosto. Combinando vendas a renta-car e frotas com campanhas de preços para particulares, a Ford quase duplica as vendas do renovado Ford Focus e consegue uma subida de 29% nos registos do utilitário Fiesta.

Nas vendas acumuladas dos oito primeiros meses do ano, estes dois modelos respondem por quase 5 mil unidades, equivalendo a 81% das vendas totais da marca no mercado de ligeiros de passageiros. No segmento dos citadinos, o preço de entrada na gama Ka, a abaixo dos 8 mil euros, permitiu ao modelo ultrapassar as três centenas de unidades vendidas. A campanha de lançamento do multiusos Tourneo também teve resultados, atirando as vendas para mais de 200 unidades.

FIAT

Líder incontestado do segmento dos citadinos, onde o líder 500 e o vice-líder Panda somam mais de 2700 unidades vendidas desde Janeiro e uma quota superior a 26%.

HYUNDAI

A mudança de importador deu um novo fôlego à marca, que capitaliza o sucesso no novo i20, que cresce 68% em vendas, face ao ano passado.

JAGUAR

Os novos XE e F-Type somam mais de metade das vendas nos primeiros oito meses, sendo previsível que o primeiro se afirme já em outubro como o modelo mais vendido da marca, ultrapassando o XF.

KIA

O utilitário Rio faz mais de um terço das vendas da marca, que conta ainda com o compacto CEE’D, o monovolume Carens, o utilitário Picanto e o renovado SUV Compacto Sportage. Nos primeiros oito meses, as vendas acumuladas da marca cresceram mais de 50%, em termos homólogos.

SKODA

O Novo Fabia, lançado no inicio do ano, é um caso de sucesso e já ultrapassou as 1000 unidades vendidas. Face aos números do modelo da anterior geração, vendido ainda no ano passado, mais do que quintuplica as vendas. O Octavia continua a vender bem e faz 30% das vendas nos primeiros oito meses do ano. No terceiro lugar do ranking, o Rapid soma 276 unidades entre janeiro e agosto, alavancado pela enorme aceitação como modelo para táxi.

SMART

A nova geração dos Smart, declinada em versões de duas e quatro portas, parece ter sido uma boa aposta, permitindo à marca quase duplicar os registos dos primeiros oito meses do ano passado. O Fortwo, com um peso de 56,6% das vendas, mantém-se como o best seller. As vendas ao rent-a-car têm dado uma importante ajuda, com a Smart a constar dos catálogos de todos os grandes operadores.

LAND ROVER

O bom desempenho da marca deve-se sobretudo ao sucesso do Evoque, que já ultrapassou as 300 unidades vendidas e vale mais de 55% das vendas. Os novos Range Rover Sport é o segundo modelo mais vendido, e vale 24% de venda. De registar os números animadores do Discovery Sport, recém-chegado ao mercado e que, com 61 unidades, já representa mais de 10% das vendas.

JEEP

O enorme sucesso do Renegade, que garante mais de 99% das vendas da Jeep nestes primeiros oito meses, justifica que a marca tenha já ultrapassado a centena de unidade vendidas.

SUZUKI

Particamente adormecida, no ano passado, a marca japonesa continua a ver no SUV Vitara o seu principal argumento.

Veja todas as vendas por modelo das marcas mencionadas aqui.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Há um novo espaço de cowork em Lisboa
Marketeer
Renault testa serviço de carsharing com veículos autónomos