Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Estudantes portugueses levam monolugar elétrico a GoodWood

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=tV6gUHViC5E[/youtube]

 

A equipa de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) que a Siemens desafiou para desenvolver um protótipo de monolugar elétrico eficiente está prestes a chegar a GoodWood, no Reino Unido, quando no dia 12 de outubro se tornar na primeira equipa portuguesa a participar na competição internacional “Greenpower”.

Este evento, apoiado pela Siemens, tem como principais premissas a inovação tecnológica ao serviço do design e da eficiência nos consumos energéticos no setor automóvel e do ambiente. No próximo domingo, e após vários meses a conceber e construir um carro de corrida elétrico, para o qual a organização do evento forneceu o motor e as baterias elétricas, a equipa do IST tem o objetivo percorrer a máxima distância possível e chegar em primeiro lugar à meta no nível Corporate Challenge, num estilo de corrida de “endurance”, que durará 60 minutos.

O Corporate Challenge assume-se não só como um momento para as empresas se envolverem e competirem com as equipas escolares mas é também uma oportunidade para os jovens estudantes mostrarem as suas capacidades e competências a possíveis empregadores presentes no local. Isto porque a participação nesta prova tem subjacente o objetivo de as equipas, na sua grande maioria jovens estudantes universitários, terem de desenvolver projetos “hands-on” technology únicos, desenhando e construindo em conjunto carros elétricos de competição.

A Siemens é parceira tecnológica desta competição que tem como critério mandatário o desenho/projeto dos carros com base nas suas soluções de software CAD 3D (Solid Edge e NX). Neste desafio, construir um protótipo de carro de corrida de alta velocidade faz parte do plano curricular.

Ficha Técnica

  • Dimensões Aproximadas: 280cmX70cmX70cm
  • Massa Aproximada: 60kg
  • Motor: Eléctrico, corrente contínua, 24v, 240w
  • Baterias: 2 X 12v
  • Velocidade Máxima Estimada: 65km/h
Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
PLMJ reforçou a equipa
Marketeer
Imagem da Arábia Saudita está nas mãos de influenciadores