Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Opel Astra chega em novembro

 

Opel-Astra-2958961-1024x683

A Opel está hoje na Eslováquia a apresentar a nova geração do Opel Astra, o representante da marca no segmento dos automóveis compactos, o mais importante da Europa e o segundo maior do mercado português. A chegada ao mercado está anunciada para novembro.

Substituto do atual modelo, lançado em 2012, esta nova geração está para já disponível apenas com carroçaria de 5 portas. A variante carrinha Astra Sports Tourer, muito importante num segmento onde mais de metade das vendas se fazem com esta carroçaria, está anunciada para mais tarde.

Em Portugal, o Astra somou 2224 unidades vendidas entre janeiro e agosto, afirmando-se como o segundo modelo mais vendido da marca, atrás apenas das 3318 unidades do Corsa. Somados, estes dois modelos responderam por 76,5% das vendas da Opel no mercado nacional.

Face a rivais de peso como o Renault Mégane, Peugeot 308, Ford Focus ou Volkswagen Golf, o novo Astra vem recheado de argumentos, como os faróis LED inteligentes (uma estreia no segmento), a total conectividade com a Internet e a estreia de dois novos motores.

O novo Astra é mais curto, mais baixo e mais leve que o modelo atual. Está também aerodinamicamente mais apurado, o que, em conjunto com os novos motores, mais eficientes, e com um peso menor, lhe garantem ganhos em termos de consumos e emissões. Apesar de menores dimensões externas, o interior do novo Astra é até ligeiramente maior que o do modelo atual, graças a uma melhor engenharia. Os dados anunciados revelam que o novo Astra apresenta a maior habitabilidade interior do seu segmento.

Na interior os materiais plásticos são de boa qualidade e com bom toque. Os designers da marca Opel reduziram o número de botões, graças às funcionalidades do ecrã touchscreen do sistema de informação e entretenimento. Mantiveram no entanto comandos autónomos para o sistema de ar condicionado e para as principais funções multimédia.

Consoante os níveis de equipamento, o ecrã touch ecrã pode ser de 7 ou 8 polegadas, este último associado ao sistema de informação e entretenimento IntelliLink R 4.0, mais completo e compatível com Apple CarPlay e Android Auto, para garantir ligação a smartphones, o que possibilita, por exemplo, acesso em tempo real ao Google Maps e a outras aplicações úteis para quem viaja.

Os novos Astra estão também equipados com o sistema OnStar, que permite conectar telefonicamente a um centro de assistência, para fazer consultas e pedidos, como, por exemplo, requerer o envio de uma rota até ao destino para o sistema de navegação. O sistema OnStar funciona através de uma rede 4G que lhe garante conectividade permanente à Internet. Tal como as pen Wi-Fi, o sistema permite a ligação de vários smartphones e tablets em simultâneo. O sistema é de série nos níveis de equipamento topo e pode ser adquirido como extra, nos níveis mais baixo da gama.

O Astra integra ainda todos os sistemas ativos de segurança, como o reconhecimento de sinais de trânsito, ou o alerta de saída de faixa de rodagem.

Nesta primeira fase, a gama Astra desdobrar-se-á por três motores gasolina, de 105, 125 e 140 cv, e dois diesel, de 110 e 130 cv. Para mais tarde, está anunciada a chegada de um motor de 200 cv. Os motores gasolina de 125 e 140 cv são novos, enquanto os outros já são conhecidos de outros modelos Opel.

Há três caixas de velocidades, uma manual de seis velocidades e duas automáticas: a Easytronic 3.0, disponível apenas com o motor 1.0 litros gasolina, e uma de conversor de binário.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Marketeer
Insectos comestíveis estão a ganhar terreno em Portugal