Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volvo põe 100 veículos autónomos nas estradas em 2017

portada_volvo

O projeto revolucionário Drive Me nasce da parceria entre a Volvo, fabricante de automóveis Premium e reconhecida pela sua atuação no âmbito da segurança, e a Autolive, empresa especializada em tecnologia de segurança para a indústria automóvel, com o objetivo de criar a primeira iniciativa de condução autónoma a larga escala.

Gotemburgo é o local escolhido pelas duas empresas, cidade sueca onde irão circular cerca de 100 veículos Volvo equipados com tecnologia autónoma que serão utilizados por condutores que utilizam as estradas diariamente. Esta iniciativa fica assim na história como a primeira que disponibiliza a utilização de autónomos ao público.

O universo privado e público juntou-se para dar vida a este projeto em que, para além das duas empresas referidas, participam o Ministério de Transportes de Suécia, a Agência de Transportes sueca, a Universidade Chalmers, o Lindholmen Science Park e a cidade de Gotemburgo.

Esta amplitude de organismos presentes no projeto revela o investimento e importância de que esta tecnologia é alvo para “um uso mais eficiente das estradas, uma maior economia de condução, diminuição do trânsito e melhor planificação urbana”, para além do seu principal fito: a redução de acidentes rodoviários e, em última instância, o fim das mortes nas estradas.

Atualmente, já estão incluídos em vários modelos de diversos fabricantes sistemas autónomos que proporcionam uma maior segurança aos passageiros, como a travagem automática ou o aviso de mudança de faixa de rodagem.

A frota de veículos sem condutor deverá começar a circular na cidade sueca a partir de 2017, quatro anos depois do seu início.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista