Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Lexus e BMW poderão desenvolver superdesportivo

Lexus-LFA-TPC-2015-001

Ainda que recentemente tenha negado qualquer intenção de parceria com outra marca para o desenvolvimento de um superdesportivo, a BMW poderá mesmo estar a trabalhar num modelo de elevadas prestações com a Lexus.

Já se sabe que a marca bávara e a Toyota, à qual pertence a Lexus, têm uma parceria em vigor para a partilha de tecnologias híbridas avançadas, pelo que, de acordo com a revista britânica Auto Express, a parceria poderá também estender-se para um superdesportivo de elevadas prestações para combater modelos como o Audi R8 ou o Ferrari 488 GTB.

Segundo fontes da Lexus ouvidas por aquela publicação, as duas companhias já construíram um protótipo de motor central com tração integral, recorrendo a estrutura em alumínio e fibra de carbono para maior leveza e rigidez estrutural.

Em comum, os modelos teriam um esquema híbrido, ainda que os seus componentes fossem diferentes nas especificações e na proveniência dos mesmos. Assim, tanto num como no outro, o eixo dianteiro seria movido por motores elétricos, ao passo que na traseira, esse trabalho ficaria a cargo de um bloco de combustão interna.

Da parte da Lexus o motor térmico poderá ser uma versão menos potente do mesmo V8 de 3.7 litros utilizado no protótipo de Le Mans, o Toyota TS040 LMP1, enquanto a BMW poderá recorrer a uma unidade de seis cilindros em linha bi-turbo com ‘mão’ da divisão M Performance. A potência para ambos os modelos deverá rondar os 800 cv, por uma questão de cumprimento de emissões e de consumos, sendo que, a confirmar-se esta informação, os mesmo poderão chegar ao mercado em 2020.

Contudo, esta não é a primeira vez que se fala do trabalho em conjunto da BMW e da Toyota para o desenvolvimento de um modelo de tónica desportiva, já que ainda recentemente se falou sobre a possibilidade de produzir um automóvel de cariz mais aguerrido para posicionamento acima do atual GT86 da Toyota e para integrar a gama Z da BMW.

Por outro lado, a razão para o início desta parceria em torno de um desportivo estará no facto de a divisão de luxo da Toyota ter feito um bom trabalho com o Lexus LFA (na imagem), modelo de altas prestações que foi produzido em número limitado e que durante algum tempo se assumiu como um dos mais impressionantes superdesportivos do mercado.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Apresentações estratégicas dão mote a nova academia em Lisboa
Marketeer
O Apartamento conquista cinco novos clientes