Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Camiões autónomos da Daimler já circulam na ‘Autobahn’

15C1079_02-980x420

A última versão do camião autónomo da Daimler, que promete chegar em 2025, fez-se às autoestradas alemãs, a famosa Autobahn, em mais um passo em direção à concretização do projeto Future Truck.

Este projeto visa o transporte de cargas através de camiões sem que o condutor tenha de estar sob controlo do veículo durante a viagem, prevenindo acidentes causados pelo cansaço e distração.

Atualmente a ser testado com tecnologia semi-autónoma, estes pesados funcionam através da ação humana durante a condução, tendo sido os membros do conselho administrativo da Daimler os condutores do primeiro teste em solo alemão, que ligou a cidade de Denkendorf e o aeroporto de Estugarda.

A ideia é que mais do que um sistema completamente autónomo, estes veículos venham a conjugar o modo de piloto automático e a ação humana, sendo o primeiro ativado durante períodos de maior intensidade de tráfego nas viagens monótonas nas autoestradas.

Além da travagem automática no modo “Highway Pilot On”, este pesado está ainda equipado com alertas sonoros e visuais caso surjam obstáculos na rota do condutor e com um sistema de comunicação entre veículos permitindo aos camionistas saber quando determinada carga será entregue e partilhar informações acerca das condições da estrada.

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Marketeer
Insectos comestíveis estão a ganhar terreno em Portugal