Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Bosch cria soluções de segurança para peões na cidade

portada_bosch

A Bosch está a trabalhar numa iniciativa, pertencente ao projeto UR:BAN, que visa criar um sistema de assistência para os condutores evitarem atropelamentos de peões e ciclistas em ambiente urbano.

“A condução autónoma está a chegar também às cidades. O nível de automatização está a aumentar gradualmente, começando nos sistemas de assistência ao condutor”, afirma Dietrich Manstetten, investigador do projeto que conta ainda com Lutz Bürkle e uma equipa de 11 colaboradores.

Esta iniciativa tem como objetivo máximo prever o que acontece e ajudar os condutores a agir de forma evasiva quando se depararem com o risco de ir contra um peão. Através da utilização de sensores e de câmaras de vídeo, será possível saber o que rodeia o veículo. A câmara montada atrás do para-brisas e do espelho retrovisor controla a parte dianteira do veículo e transmite informação a um processador situado na bagageira que analisará posteriormente os dados mais de dez vezes por segundo.

“Através de algoritmos inteligentes, fazemos com que o equipamento calcule qualquer mudança que ocorra à volta do veículo e para onde se dirigem os outros intervenientes da faixa de rodagem”, explica Bürkle, revelando que a tecnologia da Bosch não só deteta a posição atual dos peões ou ciclistas como também prevê a sua trajetória ao minuto.

Com base nesta tecnologia, a empresa alemã criou um sistema de assistência que previne a colisão com peões quando o automóvel circula até 50 km/h, ajudando o automóvel a travar e realizar uma manobra de segurança. Ou seja, se a travagem automática não for suficiente, o sistema calcula uma manobra que altera a direção do veículo para se desviar do peão. Segundo a Bosch, este sistema de segurança pode diminuir este tipo de acidentes em 58% dos casos.

Para solucionar o problema da distração nas estradas, a Bosch propõe ainda a criação de um sistema que supervisione a linha de visão do condutor, através de câmaras de pequena dimensão no interior do veículo. Caso a linha de visão não esteja direcionada para a estrada, o sistema avisa o condutor através de sinais no painel de instrumentos ou luzes LED no painel de controlo no campo visual do condutor.

A proposta final desta iniciativa prende-se com o perigo iminente que surge quando os automóveis fazem curvas com pouca visibilidade onde podem surgir peões. Para tal, desenvolveram um assistente que reconhece os sinais de trânsito para peões e tem a capacidade de travar o veículo caso haja perigo de colisão com o pedestre.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
A sua empresa pode fazer sorrir crianças hospitalizadas. Saiba como.
Marketeer
Insectos comestíveis estão a ganhar terreno em Portugal