Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Novo Mercedes-Benz Classe G já está disponível para encomenda

Mercedes-Benz Fahrvorstellung PTD G-Klasse Experience 2015 Frankfurt September 2015

O Classe G, todo-o-terreno icónico da Mercedes-Benz, inicia um novo capítulo numa história de sucesso com mais de 35 anos, surgindo agora com potência melhorada em 16% mas com uma redução nos consumos na ordem dos 17%. Por outro lado, estreia um motor V8 bi-turbo de injeção direta de 4.0 litros de cilindrada para o G 500, o qual foi desenvolvido pela Mercedes-AMG.

Começando por este, o novo motor de oito cilindros para o G500 tem por base a nova geração de motores V8 desenvolvidos pela Mercedes-AMG, que já estão em utilização nos modelos Mercedes-AMG GT e Mercedes-AMG C 63. Para a sua utilização no modelo Classe G, o V8 foi sujeito a algumas modificações, produzindo 422 cv de potência e 610 Nm de binário. Os dois turbocompressores, ao invés de se encontrarem dispostos do lado de fora das bancadas de cilindros, estão instalados entre ambos, no interior do V – designado de “hot V” –, permitindo assim a obtenção de uma unidade mais compacta e emissões mais reduzidas. O novo G 500 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos (face aos 6,1 segundos do modelo anterior) e o seu consumo combinado é de 12,3 litros/100 km (anterior: 14,9 l/100 km).

Os motores das restantes versões do Classe G também foram aperfeiçoados, como no caso do G 350 d, que beneficia de um aumento de potência dos 211 cv para 245 cv (600 Nm de binário), acelerando agora dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos, ao invés dos anteriores 9,1 segundos. O consumo combinado é de 9,9 l/100 km. O AMG G 63 debita agora uma potência de 571 cv, superior aos anteriores 544 cv, com um binário de 760 Nm, ao passo que o AMG G 65 produz agora 630 cv e um binário de 1000 Nm.

As versões G 350 d, G 500 e AMG G 63 estão equipadas de série com a função ECO start/stop, que permite reduzir o consumo de combustível e as emissões, desligando o motor quando o veículo se encontra parado, como por exemplo, numa situação de engarrafamento de trânsito ou sinal vermelho de um semáforo

Mercedes-Benz Fahrvorstellung PTD G-Klasse Experience 2015 Frankfurt September 2015

Também foram mantidas as características de performance em todo-o-terreno, como o sistema de tração integral permanente, a caixa de redutoras e os três bloqueios de diferencial, que podem ser acoplados/desacoplados com o veículo em movimento. A configuração da suspensão de série foi modificada, com amortecedores otimizados para um melhor controlo da carroçaria e um conforto superior de condução em estrada. Adicionalmente, no G 500 está disponível como opção do novo sistema de amortecimento adaptativo com os modos Sport e Comfort.

Já conhecida das versões AMG, a caixa de velocidades automática 7G-TRONIC PLUS nos modelos G 350 d e G 500 está agora equipada com um modo de transmissão manual.

Noutro âmbito, a marca terá também à disposição o G 500 4×42, o qual apresenta tração integral, eixos descentrados e motor V8 biturbo de 4.0 litros, com 422 cv de potência. Também foi implementado um novo chassis com amortecedores duplos e amortecimento ajustável. Destaca-se, ainda pela largura das vias significativamente maior em relação à dos veículos de produção em série (+264 mm), rodas de maiores dimensões compostas por jantes de 22 polegadas e pneus 325/55 R 22 e ainda pelo amortecimento ajustável com o modo Sport.

Edição especial AMG EDITION 463

Com o novo modelo especial EDITION 463, a Mercedes-AMG confere um visual desportivo mais vincado ao G 63 e G 65, incluindo no interior um painel de instrumentos de duas tonalidades, bancos em pele ‘designo’ de elevada qualidade de duas tonalidades, com bolsas laterais em pele de imitação de carbono e pespontos contrastantes, bancos e painéis centrais das portas com revestimento em fibra de carbono com textura em diamante, e puxadores das portas revestidos com pele nappa.

No exterior, a proteção inferior do chassis em aço inoxidável, autocolantes AMG sport nas laterais e frisos de proteção em alumínio preto, destacam a dinâmica e exclusividade do modelo especial. O modelo G 63 está equipado com pneus 295/40 R 21, montados em jantes de liga leve exclusivas de 5 raios duplos e 21 polegadas, com acabamento em preto mate e raios com acabamento de alto brilho.

Todos os modelos Classe G (com exceção G 500 4×42 que só poderá ser encomendado a partir de dezembro) já se encontram disponíveis para encomenda a partir dos 133.500 euros no caso do G 350 d.

Modelo CC Potência Preço
G 350 d 2987 245 133.500 €
G 500 3982 422 146.550 €
Mercedes-AMG G 63 5461 571 200.000 €
Mercedes-AMG G 65 5980 630 351.050 €
G 500 4×42 3982 422 282.450 €
Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Carlos Coelho no encerrramento da XVIII Conferência Human Resources
Marketeer
Dona da Louis Vuitton investe em marca optimista