Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Mazda2 1.5 SKYACTIV-D: a nova ameaça no segmento B

IMG_2515

Suave e eficiente. São estes os conceitos que sobressaem enquanto conduzimos a mais recente geração do utilitário Mazda2, equipado com o novo motor diesel SKYACTIV-D 1.5 de 105 cv. Depois da aposta na motorização a gasolina, disponível nas potências 75, 90 e 115 cv, experimentámos a versão Evolve Navi, com o primeiro motor diesel associado a este modelo que proporciona uma condução linear, com consumos apelativos e emissões a respeitar a norma Euro6, sem descurar o comportamento em estrada.

Disponível a partir de 19.297 euros, com o nível de equipamento mais baixo, este motor já se encontra disponível no crossover de pequenas dimensões CX-3 da marca nipónica e passa agora a integrar a gama do Mazda2, que faz parte da nova geração de modelos inseridos na linha diretriz do design KODO. Para tal, a marca diz ter “deitado fora o livro das regras instituídas para o segmento” apostando numa estética simples mas com forte personalidade, através da grelha de assinatura da marca “em asa” e linhas musculadas, assim como com uma maior distância entre eixos, que a Mazda promete ser útil para melhorar a “estabilidade e a segurança passiva”. Disponível com jantes de 15 ou 16 polegadas, este Mazda 2 tem disponível, como opção, faróis full LED de quatro lâmpadas, que complementam a assinatura dinâmica das ópticas prolongadas.

IMG_2511

No interior, o destaque vai para a dimensão no habitáculo, adequada dentro do segmento, no qual se verifica um aumento do espaço para ombros à frente e amplitude adequada para os ocupantes dos bancos traseiros. Em termos de equipamento, o realce vai para o sistema multimédia MDZ Connect, operado via tátil ou através do comando rotativo colocado atrás da alavanca da caixa de velocidades que pode ser um entrave aos menos ligados à tecnologia, mas que pela via da prática consegue tornar-se uma solução mais viável.

Este sistema de infoentretenimento tem integrado o sistema Active Driving Display que projecta, em tempo real, os dados de condução mais importantes, como o consumo e emissões, e alerta para as datas em que será necessário levar o automóvel à oficina. É também neste ecrã de sete polegadas que é possível ter acesso aos feeds do Facebook e Twitter do utilizador, assim como ouvir em alta voz SMS e reproduzir música de um iPod ou MP3.

mazda2_2014_interior_5

SKYACTIV-D 1.5: a nova aposta da Mazda

“Este novo motor SKYACTIV-D 1.5 de 105 cv será, de facto, um factor muito significativo para o incremento de vendas do Mazda2, num mercado que, apesar das alterações registadas, ainda é muito voltado para os blocos diesel, nomeadamente no segmento B,” refere Luis Morais, Director Geral da Mazda Motor de Portugal.

No arranque deste segundo semestre de 2015, o mais compacto modelo da marca japonesa complementa a oferta, agora com o motor diesel de 1.499 cc acoplado a uma caixa de seis velocidades manual. Trata-se de um bloco de baixa taxa de compressão (14,8:1), arranque e aceleração suaves e seguros, e com níveis de potência relevantes dentro do mercado em que se insere. Acelerando dos 0 aos 100 km/h em 10,1 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 178 km/h, debita 105 cv às 4.000 rpm e apresenta um de binário 220 Nm, entre as 1.400 e as 3.200 rpm.

Ao nível dos consumos, o novo Mazda2 regista média na ordem dos 5.6l/100km quando testado, embora a marca anuncie que em circuito combinado estes chegam aos 3,4l/100km. No que concerne às emissões, este motor emite 89 g/km de CO2, respeitando a norma Euro6.

Personalização e extras para todos os gostos

Disponível apenas nos dois mais altos níveis de equipamento da gama Mazda – Evolve e Excellence -, o novo Mazda 2 pode ser conjugado com os pacotes Navi, que inclui sistema de navegação, e High Safety, com monitorização de pontos de visão em ângulo morto, chave inteligente, luzes LED, entre outros, por mais 1385 euros. Conheça os preços, aqui.

Em termos de cores, este compacto conta com três tons exclusivos – Azul Dynamic, Cinza Aluminium e Smokey Rose – acrescentados à palete os tons transversais à restante gama Mazda – Branco e Branco Pérola, Preto, Titanium Flash. Neste âmbito, o destaque vai para a cor de lançamento Vermelho Soul, bem como a nova cor Azul Crystal, imagens de marca desta nova geração.

De condução fácil e responsivo, leve e fácil de guiar, o novo Mazda 2 cumpre a filosofia pela qual a marca nipónica se guia: Jinba Ittai, isto é, o condutor e viatura como um todo. Segundo dados da ACAP, este ano já foram comercializados, desde a sua entrada no mercado em maio, 33 exemplares deste veículo sendo que o mais vendido tem sido a versão testada, 1.5 SKYACTIV-D Evolve Navi. Daí se compreende a aposta segura neste modelo, sobressaindo como uma importante proposta no segmento dos utilitários.

 

FICHA TÉCNICA

Motor
Tipo 4 cilindros em linha, long., inj. directa common-rail, turbo
Cilindrada 1499
Diâmetro x curso (mm) 76,0×82,6
Taxa compressão 14,8:1
Potência máxima (cv/rpm) 105/4000
Binário máximo (Nm/rpm) 270/1600-2500
Transmissão e direcção
Tracção Dianteira
Caixa Manual de 6 velocidades
Direcção Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4060/1695/1495
Distância entre eixos (mm) 2570
Largura de vias fte/tras. (mm) 1495/1485
Travões fr/tr. Discos ventilados/tambores
Peso (kg) 1040
Capacidade da bagageira (l) 535
Depósito de combustível (l) 44
Pneus série 185/65 R15
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 10,1
Velocidade máxima (km/h) 178
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 3,2/3,8/3,4
Emissões de CO2 (g/km) 89
Preço (Euros) 19.697,8 euros

 

Equipamento de série

6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
ABS+EBD+ESP
Cruise Control e limitador de velocidade
Sistema ISOFIX® na 2ª fila de bancos
Ar Condicionado automático
Banco do condutor com apoio lombar ajustável e regulação em altura
2ª fila de bancos rebatível por partes (60/40)
Volante multifunções
Luzes diurnas em LED
Jantes de liga leve de 16″
Vidros traseiros escurecidos
Sistema de navegação com ecrã táctil de 7″
Ligação Bluetooth®
Sistema Start&Stop

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now