Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Turquia garante direitos do Saab 9-3

Saab_9-3_Aero_Sedan_MY14-05

A Turquia garantiu a autorização por parte da National Electric Vehicle Sweden (NEVS) para utilizar o Saab 9-3 como base para o seu projeto de automóvel nacional, ainda que a designação não vá ser a da marca sueca.

A NEVS apenas licenciou a base técnica do 9-3 para o projeto turco de desenvolvimento de um automóvel nacional elétrico, com Fikri Isik, ministro da Ciência, Indústria e Tecnologia do Governo Turco a declarar à cadeia televisiva estatal TRT que “adquirimos os direitos de propriedade intelectual do Saab 9-3, mas não o seu nome. A marca será turca, não será Saab”.

Nos planos governativos está o desenvolvimento de um modelo com tecnologia maioritariamente desenvolvida na Turquia, esperando-se que 85% dos seus componentes finais sejam produzidos naquele país. A NEVS vai também providenciar os seus conhecimentos para o desenvolvimento de um plano de negócios e estabelecer as cadeias de fornecimento e de distribuição para a TÜBITAK.

O projeto será levado a cabo pelo Conselho de Pesquisa Científica e Tecnológica (TÜBITAK), de acordo com a agência noticiosa Anadolu Agency, a qual publica uma primeira imagem dos veículos ainda camuflados, mas através da qual é já possível ver diferenças significativas na dianteira, com semelhanças ao anterior Cadillac BLS, modelo que na prática era um 9-3 para a marca norte-americana destinada ao mercado daquele país.

NEVS em busca de parcerias

Recentemente, em declarações ao Automonitor, fonte oficial da NEVS já havia deixado antever que continuava a busca por novos parceiros e que prometia para breve novos desenvolvimentos a este respeito. Agora, num comunicado emitido pela própria companhia, fica-se a saber que a cooperação entre a NEVS e a Turquia teve início em junho de 2015

“A Turquia será um parceiro de longo termo e ambos ganharemos bastante com esta cooperação. Com o foco da Turquia nos veículos elétricos, também vemos este como um passo importante rumo à nossa visão de criar um futuro de mobilidade sustentável”, referiu Matthias Bergman, presidente da NEVS, em comunicado.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Conhece o segredo dos filmes de Natal para serem tão populares?