Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Honda revela Clarity Fuel Cell para o Japão

61800_Global_debut_of_Honda_s_all_new_FCV_vehicle

A Honda apresentou no Salão de Tóquio a versão de produção do seu primeiro veículo movido a células de combustível a hidrogénio, o Clarity Fuel Cell. Um dos grandes destaques deste modelo é a colocação do motor e das células de combustível no espaço por baixo do capot.

A disposição dos elementos no Clarity Fuel Cell foi inspirada no slogan da empresa “man maximum, machine minimum” (máximo de homem, mínimo de máquina). Graças à minimização integral do espaço ocupado pela motorização, a Honda conseguiu produzir um habitáculo com um nível de espaço suficiente para transportar cinco adultos, graças também à otimização das dimensões da pilha de células de combustível e da unidade de produção de energia.

As células de combustível oferecem agora mais potência, num formato ainda mais fino, graças à redução de 20% (1 mm) na espessura de cada célula, sendo 33% mais compacta do que a pilha instalada no FCX Clarity original. Contudo, a marca conseguiu também aumentar a potência máxima do motor eléctrico para 130 kW (177 cv) e subir a densidade da potência em 60%, para 3,1 kW/L.

O Clarity Fuel Cell está equipado com um depósito de alta pressão com capacidade para armazenar hidrogénio a 70 MPa, aumentando assim a massa de hidrogénio armazenada e, por conseguinte, a autonomia do veículo. O Clarity Fuel Cell obtém uma autonomia superior a 700 km, segundo a marca nipónica. Adicionalmente, o enchimento do depósito de alta pressão é rápido, todo o processo demora cerca de três minutos a 70 MPa e 20°C.

Tendo como principal concorrente o Toyota Mirai, este novo modelo estará disponível no Japão a partir do início de 2016, seguindo-se depois a sua expansão para outros mercados, sendo que as informações referentes à versão para a Europa serão apenas conhecidas ao longo de 2016.

Global debut of Honda’s all new FCV vehicle

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Acabaram o doutoramento e o futuro reserva-lhes um salário de 1201 ou de 3192 euros
Marketeer
Nesta cozinha há Lisboa e novos petiscos para partilhar