Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Renault Clio R.S. 220 EDC Trophy: ainda mais extremo!

RENAULT CLIO IV R.S. 200 EDC (B98 RS) - PHASE 1 ET RENAULT CLIO IV R.S. 220 EDC TROPHY (B98 RS TROPHY) - PHASE 1

A Renault lançou uma edição limitada numerada para o seu Clio, que eleva o patamar das prestações para um outro nível. Com base no Clio R.S. 200 EDC, esta nova versão surge com mais 20 cv de potência, caixa de velocidades até 30% mais rápida, chassis mais eficaz. Tudo isso envolto na sigla Trophy que denomina esta versão e que era até aqui um exclusivo do Mégane R.S..

Esta edição especial do Clio R.S. 220 EDC Trophy terá apenas 12 unidades destinadas ao mercado nacional, beneficiando de nova gestão eletrónica, turbo de maiores dimensões e de um novo sistema de escape para este motor 1.6 turbo, dotando-o assim com mais 20 cv de potência e de 40 Nm de binário, apresentando agora 220 cv e 280 Nm de binário às 2500 rpm, ou seja, mais 750 rpm do que na versão de 200 cv.

Apesar do incremento de potência, os valores de consumos mantiveram-se inalterados – 5,9 l/100km em ciclo misto. Para isso também contribui o Stop & Start, que fica ativo quando se roda em modo Normal. A caixa de velocidades de dupla embraiagem, com comandos atrás do volante, está também mais eficiente, sobretudo nos modos Sport ou Race. Neste último, a caixa pode ser até 30% mais rápida do que a do R.S. 200 EDC. Por outro lado, o ‘braço’ substitui a ajuda eletrónica do ESP.

RENAULT CLIO IV R.S. 220 EDC TROPHY (B98 RS TROPHY) - PHASE 1

Ainda em relação ao R.S. “normal”, a marca afiança direção mais precisa e direta, fruto de uma nova cremalheira, com uma desmultiplicação reduzida em 10%. Mas também o chassis revela progressos, graças ao rebaixamento do chassis – 20 mm à frente e 10 mm atrás – e à adição de amortecedores mais rígidos. Igualmente importantes são os pneus Michelin Pilot Super Sport 205/40R18.

E tudo isso é passível de ser comprovado em números e em gráficos. A marca oferece o R.S. Monitor 2.0, um sistema de telemetria exclusivo do segmento que permite ao “piloto” de serviço monitorizar diferentes temperaturas, valores de binário e de potência em tempo real, pressão do turbo, pressão da travagem, ângulo do volante, regime do motor, binário à roda, acelerações, forças “G”, cronómetro, entre outras funções. Mas para o Clio R.S. 220 EDC Trophy ainda foi incorporada uma outra função: a de ajustamento da progressividade do pedal do acelerador, em função de 5 modos.

Na carroçaria, destaque para a presença da assinatura “Trophy” na lâmina dianteira junto à grelha, no friso lateral e na soleira da porta, sobressaindo ainda as jantes “Trophy” de 18 polegadas, bem como para a cor exclusiva Branco Givre Nacarado Mate, possível de conciliar com o teto em preto.

Renault Clio RS 220 EDC Trophy_interior

No interior, o ambiente não esconde a inspiração na competição, não faltando os pedais em alumínio, os bancos ao estilo “bacquet”, o volante em couro perfurado e o já sistema R.S. Monitor 2.0.

Com apenas 12 unidades reservadas para Portugal, o Renault Clio R.S. 220 EDC Trophy pode ser adquirido por 30.790 euros (mais 1800 euros do que o Clio R.S. 200 EDC), beneficiando da garantia contratual de cinco anos / 100.000 km transversal a toda a gama da marca.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Propósito: o que é e qual a sua importância nas organizações?
Marketeer
Chakall troca turbante por sombrero