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Goodyear cria pneu que carrega baterias de veículos elétricos

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Nem só os construtores automóveis apresentaram novidades tecnologicamente avançadas no Salão de Tóquio. Também os fabricantes de componentes e de pneus, como no caso da Goodyear, surgiram no certame nipónico com importantes novidades técnicas para os seus produtos que podem vir a ser aplicadas nas estradas num futuro a médio-prazo.

A marca norte-americana exibe em Tóquio dois protótipos que ajudam a enfrentar os desafios da mobilidade.

Na busca contínua por soluções inovadoras para pneus que respondam não só aos consumidores, mas também aos desafios do futuro da mobilidade, os engenheiros da Goodyear vão procurando obter novos avanços, como os verificados no salão que atualmente decorre no Japão.

Por um lado, o BH30 pode transformar o calor e pressão gerados durante a rodagem do pneu em energia elétrica para recarregar as baterias dos automóveis.

O pneu gera eletricidade graças à ação dos materiais termelétricos e piezoelétricos. O material termelétrico transforma o calor gerado durante a rodagem, enquanto o material piezoeléctrico transforma a pressão que se cria pela deformação da estrutura.

Tendo em conta que a procura pelos carros elétricos tem vindo a crescer, esta tecnologia poderá contribuir de maneira significativa para fazer frente aos desafios do futuro da mobilidade.

Por outro lado, a Goodyear exibe o protótipo de pneu Triple Tube que pode ajustar a pressão do pneu cheio às condições que mudam na estrada, com o objetivo de oferecer aos seus condutores novos níveis de prestação e versatilidade. No futuro, esta tecnologia poderá ser utilizada para automóveis autónomos e permitir ao pneu adotar a forma que precisa antes de fazer uma curva. Este pneu utiliza uma bomba interna que move o ar desde a câmara principal até às três câmaras individuais.Concept Lexus Triple Tube_view 3-4 ok

Dependendo das condições da estrada, o pneu ajusta-se de forma automática em três posições diferentes: a posição Eco/Safety, que oferece uma menor resistência de rodagem; a posição desportiva que transfere aos condutores um bom manuseamento em piso seco graças a uma superfície de contacto otimizado; e a posição segurança sobre piso molhado, que oferece resistência ao aquaplaning graças a uma banda de rodagem elevada no centro do pneu.

Apesar de nenhum destes sofisticados protótipos de pneus chegar ao mercado num futuro próximo, a Goodyear continua empenhada na investigação dessas soluções, incentivando as suas equipas de investigação e desenvolvimento a ver mais à frente com o pensamento de mercado.

Estes dois protótipos de pneus têm sido desenvolvidos por engenheiros no Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo e foram concebidos para formar parte do pensamento inovador da empresa.

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