Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ensaio Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 150: Espaço e performance na sua plenitude

exterior_gallery_01_905x515a O Mazda CX-5 foi o primeiro SUV compacto da marca a ser lançado e é o modelo mais bem-sucedido da Mazda na Europa em termos de vendas. No ano passado, em Portugal, foi também o modelo da marca mais vendido, registando um total de 349 unidades, o que representou uma quota no segmento de 3,1%. Entrou no mercado há três anos, surgindo por isso agora uma versão renovada que tenta colmatar algumas falhas da geração anterior: ruídos, falta de suavidade na condução e apontamentos estéticos. Este renovado SUV de grandes dimensões surge assim consubstanciado nas mais recentes novidades da marca, com pequenos ajustes em termos do design KODO e das tecnologias Skyactiv. exterior_gallery_03-_905x515a Esta iniciativa revela também uma jogada inteligente por parte da marca nipónica ao ver que o mercado dos SUV cresce de dia para dia, tendo este CX-5 um dos porta-estandartes da nova tecnologia Skyactiv que visa um só objetivo: menos emissões, menos consumos e performances melhoradas. O modelo que foi connosco até algumas das estradas mais sinuosas do país está equipado com um bloco 2.2 Skyactiv-D de 150 cv e tração dianteira (embora hajam modelos com tração integral). Além disso, tratava-se da versão mais alta dentro desta gama de motorizações, isto é a Excellence Navi que contava com alguns pormenores exclusivos conforme contamos mais à frente. A caixa de velocidades aliada a esse mesmo motor é de seis velocidades e manual, sendo que também existe a possibilidade de adquirir o mesmo modelo com transmissão automática de seis velocidades. O bloco pauta-se por respostas rápidas e intensas, aliado a caixa de velocidades muito bem concebida. Em termos de tamanho o CX-5 não deixa ninguém indiferente na estrada. Ainda que subtil em termos de linhas e cor (como o caso do modelo ensaiado em Titanium Flash), as suas dimensões colocam-no como concorrente direto dos bem mais avantajadas do que os seus concorrentes Nissan Qashqai, Kia Sportage, Honda HR-V ou VW Tiguan. Como primeira instância, parece que a Mazda não teve como foque principal o design do veículo mas sim a tecnologia e o espaço. Para quem se sente seguro na estrada, para quem tem famílias numerosas, ou para quem necessita de efetivamente espaços de arrumação e capacidade na bagageira (463 litros), o novo CX-5 poderá ser a melhor opção. A Mazda melhorou bastante o habitáculo do veículo ainda que com linhas direitas e simples. Não será pelos acabamentos que poderão surgir ruídos ou deterioramento de materiais. O travão de estacionamento eléctrico permite ganhar mais espaço a nível da arrumação no túnel central. interior_gallery_03_905x515 interior_gallery_02_905x515a A posição de condução é alta, própria de um verdadeiro SUV, mas para quem tiver um braço maior esta pode ficar comprometida com o apoio de braço demasiado chegado à alavanca de velocidades. Já nos bancos traseiros não há qualquer crítica a tecer. Espaço não falta e conforto também não! A versão Excellence Navi conta com algumas características que mais nenhuma outra versão 2.2 de 150 cv consegue oferecer tais como: sistema de gestão de máximos, assistente de manutenção de faixa, bancos dianteiros aquecidos e Sistema de Audio Premium Bose. Os sistemas de tecnologia de ajuda à condução são efetivamente os que mais apreciámos neste upgrade uma vez que oferecem um conforto e segurança extra. Os preços oferecidos para este modelo são provavelmente outra das características mais importantes e vantajosas face à concorrência, propondo uma relação preço/equipamento de muito bom nível, sobretudo num segmento que se revela bastante povoado de propostas SUV. Veredicto O CX-5 impressiona pelo tamanho e sem dúvida pelo preço/qualidade. Trata-se de um produto bem posicionado no mercado e que pode levar a marca a subir as suas vendas no mercado português, tal como já se tem verificado nestes últimos meses. O SUV compacto prima ainda pelo conforto (em todos os níveis) e pelo espaço mas é o motor 2.2 de 150 cv que o coloca muito possivelmente acima dos seus concorrentes ainda que os consumos possam algumas vezes distanciar-se dos valores anunciados oficialmente. É uma escolha inteligente para quem quer começar em grande uma nova etapa na família dos SUV. 2015_mazda_cx5_interior_11   FICHA TÉCNICA Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 150 cv Excelllence Navi

Motor
Tipo I4 DOHC 16 válvulas
Cilindrada 2191
Diâmetro x curso (mm) 86.0 x 94.3
Taxa compressão 14.0:1
Potência máxima (cv/rpm) 150/4500
Binário máximo (Nm/rpm) 380/1800-2600
Transmissão e direcção
Tracção Dianteira
Caixa Manual de 6 velocidades
Direcção Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 4555/1840/1670
Distância entre eixos (mm) 2700
Largura de vias fte/tras. (mm) 1585/1590
Travões fr/tr. Discos ventilados/Discos sólidos
Peso (kg) 1420
Capacidade da bagageira (l) 463-1620 (até ao tejadilho)
Depósito de combustível (l) 56
Pneus série 225/65 R17
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,2
Velocidade máxima (km/h) 202
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 4,1/5,4/4,6
Emissões de CO2 (g/km) 119
Preço (Euros) 31.711
Versão ensaiada (Euros)  39.105
Equipamento (do mercedes) Série Duplo airbag Airbags laterais Airbags de cortina Direção Assistida Fecho centralizado de portas Retrovisores elétricos Imobilizador Sistema de travagem anti-bloqueio Distribuição eletrónica da força de travagem Ar condicionado Auto rádio FM/AM Controlo dinâmico de estabilidade Sistema de controlo de tração Assistência à travagem de emergência Jantes de liga leve 19 polegadas Volante revestido a pele Vidros elétricos dianteiros e traseiros Cruise Control Chave Inteligente Computador de Bordo Faróis de nevoeiro Tecnologia i-stop Sensor de chuva Leitor de CD Sensor de luminosidade Smart City Brake Support Sistema de monitorização da pressão pneus Hill Launch Assist Sistema de arranque inteligente Human Machine Interface Travão mão Eléctrico Blind Spot Monitoring System Advanced High Beam Control Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro Câmara de auxílio ao estacionamento traseiro Bancos dianteiros aquecidos Faróis LED Sistema de Audio Premium Bose Sistema de Navegação GPS Opcionais Pintura metalizada (400 euros)   Veja a tabela de preços completa aqui.]]>

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now