Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

VW prepara-se para recomprar modelos com irregularidades de CO2

vwlogo2 A Volkswagen irá recomprar alguns dos modelos europeus afetados pelas irregularidades nas emissões de CO2, segundo adianta o Financial Times.

Após a marca alemã ter admitido que utilizava um software fraudulento em alguns dos seus motores diesel para manipular os níveis de emissões de NOx, veio-se também a verificar que 800 mil modelos, incluindo motores a gasolina, estariam a emitir mais emissões de CO2 do que o homologado na União Europeia.

Em termos legais, se o laboratório comprovar que efetivamente as emissões de CO2 estavam a ser medidas 10% abaixo do seu valor real, os clientes europeus têm o direito de vender os seus automóveis à marca de acordo com o valor que os mesmos possuem no mercado atualmente.Por outras palavras, qualquer cliente VW poderá alegar que o produto que comprou não está de acordo com as indicações técnicas que lhe foram fornecidas.
No que diz respeito ao mercado e às suas respetivas vendas, o terceiro trimestre do grupo Volkswagen trouxe consigo um prejuízo operacional de 3,48 mil milhões de euros, sendo que no período homólogo do ano transacto o lucro operacional era de 3,23 mil milhões de euros. Estes são os primeiros prejuízos da VW em 15 anos que resultam dos recentes escândalos anunciados. Além disso, foram gastos cerca de 6,7 mil milhões de euros em custos especiais, um valor acima dos 6,5 mil milhões esperados anteriormente. No que diz respeito ao último mês, em outubro, as vendas caíram 5,3% em outubro para 490 mil veículos, sendo que existe ainda a agravante de mercados como o Brasil e a Rússica estarem em grande declínio. A Volkswagen não pretende recomprar todos os modelos afetados pelas irregularidades ao nível de CO2, até porque segundo a marca, isso corresponderia a um investimento de 12 mil milhões de euros. A realidade aponta para algo como os 2 mil milhões de euros uma vez que a VW acredita que nem todos os modelos excederão os 10% anunciados.
]]>

OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Nos, Havas e OMD lideram investimento publicitário em Portugal