Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Fiat 124 Spider: Um legado que Turim fez renascer

the-original-124-spider-debuted-in-1966-at-the-turin-motor-show

Hoje é dia de #throwbackthursay e, por isso, não existe melhor argumento para relembrarmos o Fiat 124 Spider original após o lançamento de uma nova edição no Salão de Los Angeles deste ano que comemora os 50 anos do veículo.

O icónico modelo italiano, desenhado pela empresa de design italiana Pininfarina, foi apresentado pela primeira vez no Salão de Turim em 1966 sendo que só em 1967 chegou ao mercado norte-americano. A sua produção terminou em 1985, tornando-se um best-seller quer na Europa, quer nos EUA, país onde foram vendidas 175 mil unidades.

Em termos de motorizações o Fiat 124 Spider vinha equipado com um bloco 1.4 de 89 cv denominado de 124 AC 040. Já o novo modelo tem por base o MX-5, diferenciando-se pelo estilo mais arrojado e evocativo do modelo original e pela motorização. O novo Fiat 124 Spider conta com um bloco 1.4 turbo, proveniente do Abarth 500, de 140 cv e 240 Nm de binário, que transmite a potência às rodas traseiras e que pode estar acoplado a uma caixa de seis velocidades automática ou manual.

Em termos de diferenças entre o antigo e novo Fiat o destaque vai essencialmente para os faróis agora maiores e arredondados, as linhas mais curvas que fazem do modelo um veículo mais robusto e para a dupla grelha dianteira. Os faróis dianteiros contam contudo com a mesma reentrância que o modelo original assim como as cavas das rodas com ligeiras saliências identificativas. Um pormenor curioso é a adoção da cor cromada para o pilar A. Mais por imperativos de ordem técnica do que por ordem estética, os espelhos retrovisores laterais estão montados nas portas como também acontecia no modelo original.

Por último, e a título de curiosidade, o modelo antigo também serviu de base para uma versão de competição, a qual teve muito sucesso em vários ralis mundiais, como sucedeu no Rali de Portugal.

Esta é uma prova de quem em Turim ainda existe um respeito pelo seu legado histórico.

FIAT-124-SPIDER-08

]]>

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Nos, Havas e OMD lideram investimento publicitário em Portugal