Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Ana Patrícia Ferraz vence Prémio Nação Inovadora

patricia4

Ana Patrícia Ferraz, e o seu protótipo de determinação de testes pré-transfusionais de sangue, venceram ontem o grande prémio do Projeto Nação Inovadora, levado a cabo pela parceria Audi e Sic Notícias. São 10 mil euros de incentivo para uma ideia que poderá “salvar vidas” e melhorar as condições de muitos centros hospitalares.

Em termos práticos o protótipo da investigadora, doutorada em Informática para a Saúde pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave (onde também leccionou), consegue determinar em cerca de 5 minutos o Grupo Sanguíneo de um doente. Através de reagentes, gotas de sangue e um motor, a centrifugação feita pelo mecanismo realiza os testes ABO e Rh, permitindo que se administre sempre um tipo de sangue compatível quando se faz uma transfusão. Por outras palavras, um aspecto fulcral para situações de emergência quer em Portugal quer em situações de conflito.

“Neste momento entreguei a tese de doutoramento e estou só a espera da defesa para concluir o grau. Vou concentrar-me na criação de uma start-up de modo a que consiga produzir este equipamento uma vez que ele ainda se encontra numa fase de protótipo. O objetivo é evoluir e torná-lo num produto sendo que este prémio será com certeza uma ajuda para esta primeira fase quer em termos monetários como em termos de divulgação nos media para conseguir arranjar investidores”.

Num futuro mais longo Ana Patrícia ambiciona que este projeto seja integrado no Sistema Nacional de Saúde Português e até mesmo em outros países dada a sua importância e funcionalidade. “Estou muito grata mas estou também muito nervosa. É um reconhecimento enorme sob estes oito anos de vida. Este projeto é quase um bebé para mim, iniciou-se no meu terceiro ano de licenciatura e nunca pensei que tivesse a projeção que tem hoje”.

 

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=6RGFIvQ_Wc0[/youtube]

 

A iniciativa que promove o espírito empreendedor e criativo nacional através da inovação foi dirigido a jovens, em ascensão de carreira, em áreas como a tecnologia, a arte, a arquitetura, o design e a ciência. Dos 25 finalistas, escolhidos por 5 embaixadores do Prémio, surgiu um grupo de três talentos, por votação do público online, no qual estava incluída Ana Patrícia, a grande vencedora da noite.

Os outros dois nomeados, Miguel Neiva – designer e fundador da Color Add – e Gonçalo Fortes – Fundador e CEO da Prodsmart, foram também presentados com uma oportunidade única. Durante uma temporada estarão a trabalhar numa das unidades fabris da Audi na Alemanha.

Licínio de Almeida, Diretor Geral da Audi em Portugal, enfatizou que este “é um projeto que se integra a 100% nos genes e valores da marca”. O fabricante alemão posiciona-se no mercado como uma empresa inovadora, isto é há mais de 100 anos na “Vanguarda da Técnica”, fazendo com que a parceria faça todo o sentido quer para a Audi quer para o país. “O feedback que retiramos desta experiência é muito positivo. Foram mais de 20 mil votações online para que fossem descobertos os três nomeados finais. Portugal precisa de mais iniciativas como estas porque as pessoas estão interessadas nestes temas e percebem do assunto”.

 

 

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Conhece o segredo dos filmes de Natal para serem tão populares?