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Novo Mercedes-Benz Classe E vai mudar de faixa sozinho

mercedes lane change

As informações relativas ao novo Mercedes-Benz Classe E começam a ser libertados de forma mais detalhada pela marca alemã que agora apresenta um sistema de assistência de condução denominado ‘Active Lane Change Assist’, uma tecnologia que permite a mudança da faixa de rodagem de forma autónoma.

Este sistema tem por base um radar e uma câmara, providenciando desta forma um novo patamar de ajuda às manobras de mudança de faixa ou ultrapassagem em vias com mais do que uma faixa de rodagem no mesmo sentido. Graças a esta conjunção de tecnologias, o futuro Classe E oferece assim maiores qualidades em termos de segurança.

Surgindo como uma evolução do sistema de Alerta de Objetos no Ângulo Morto, que tem sido introduzido pela marca nos seus modelos desde 2007, este sistema consegue intervir de forma autónoma na condução, podendo aplicar o travão de um lado de forma a manter o veículo na sua faixa de rodagem a par de um aviso sonoro e visual quando o indicador de mudança de direção está ativado.

Esta tecnologia surge integrada no programa DRIVE PILOT. Assim, quando o condutor aciona o indicador de mudança de direção por mais do que dois segundos, o sistema Active Lane Change Assist ‘guia’ o Classe E para a faixa de rodagem adjacente, sendo que esta ação apenas é executada se os sensores não detetarem qualquer veículo nas redondezas. Um radar de longo-alcance e uma câmara na frente do veículo permite controlar a área frontal, ao passo que os radares multimodais permitem controlar as laterais e a traseira. Ambos conseguem também determinar a velocidade dos veículos que se aproximam, sendo que ao condutor basta apenas monitorizar a operação. Embora aprovada na Alemanha, este sistema está agora em fase de aprovação pela União Europeia.

O funcionamento deste sistema tem por base alguns critérios fundamentais: ativação do indicador de mudança de direção (vulgo, pisca) por mais de dois segundos, que a zona desocupada em redor do veículo permitirá uma mudança de faixa em cerca de três segundos, ativação do Steering Pilot, via ou autoestrada integrado no módulo COMAND Online, faixa adjacente detetada pela câmara e velocidade entre 80 e 180 km/h.

O sistema de mudança de faixa ativo é abortado assim que deteta um obstáculo, que as faixas de rodagem no asfalto deixem de ser reconhecidas, que o condutor intervenha na direção ou que o Steering Pilot esteja desativado.

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