Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Volkswagen deteta apenas nove modelos com “ligeiros desvios” no CO2

vwlogo2

A Volkswagen terminou a sua investigação interna em torno dos valores discrepantes de emissões de CO2 nos seus modelos vendidos no mercado europeu, tendo chegado à conclusão que apenas um número limitado de gamas apresentam valores que não correspondem aos homologados.

A marca germânica concluiu que a grande maioria dos modelos investigados no âmbito deste caso contam com valores de CO2 corretos, não se confirmando os receios de emissões e de consumos discrepantes em comparação com os homologados e que, numa fase inicial, se esperava que envolvessem cerca de 800 mil veículos.

De acordo com o comunicado emitido hoje pela marca, foram detetados “ligeiros desvios” em nove modelos da Volkswagen, na ordem de alguns gramas correspondentes, por sua vez, a aumento nos consumos na ordem dos 0,1 e 0,2 litros por cada 100 quilómetros. Os modelos visados são, então, os seguintes: Polo 1.0 TSI BlueMotion, Scirocco 2.0 TDI BMT, Jetta 1.2 TSI BMT, Jetta 2.0 TDI BMT, Golf Cabrio 2.0 TDI BMT, Golf 2.0 TDI BMT, Passat Alltrack 2.0 TSI 4Motion BMT, Passat Variant 2.0 TDI SCR 4Motion e Passat Variant 1.4 TSI ACT.

Nos casos em que foram detetados desvios, os valores serão corrigidos para o futuro através de processos normais de homologação. Os resultados destas investigações internas foram apresentados à Autoridade dos Transportes Alemã (KBA), que terá agora de validar os mesmos. Aqueles nove modelos serão ainda reavaliados até ao Natal por uma entidade técnica independente.

Com uma produção anual de cerca de 36 mil veículos, estes modelos representam assim cerca de 0,5% do volume da marca germânica. Uma vez mais, a marca reitera que os consumidores não serão responsabilizados por qualquer pagamento necessário no acerto do CO2, nem haverá lugar a qualquer alteração técnica. Neste cenário, o impacto financeiro negativo previsto pela marca no pior cenário não se concretizará.

Em resultado destas informações providenciadas pela marca germânica, as ações apresentaram uma tendência de subida, chegando a subir mais de 7% em bolsa.

Consulte a lista de veículos novos afetados.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Utilizadores do Facebook assinam guia do Porto