Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Os 10 modelos mais seguros testados pela EuroNCAP em 2015

O Volvo XC90 lidera o top dos dez modelos mais seguros testados pela EuroNCAP em 2015, sendo que é a Jaguar e a Audi quem se destacam no grupo com a presença de dois modelos, o Jaguar XF, o Jaguar XE o Audi Q7 e o Audi A4, respetivamente.

O ranking de segurança da EuroNCap baseia-se em quatro áreas distintas: proteção de adultos (tanto para o condutor como para os passageiros), proteção de crianças, proteção de peões e tecnologias de segurança. A sua pontuação varia entre 1 e 5 estrelas que resultam de um total de quatro valores percentuais associados a cada área.

Os dez modelos que mostramos em resumo foram, segundo a EuroNCap, todos merecedores das cinco estrelas. A lista está ordenada pela média percentual das quatro áreas avaliadas. Confira a lista:

1- Volvo XC90

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=TEyL3N0aIdk[/youtube]

 

O Volvo XC90 arrecadou grandes valores no que diz respeito às tecnologias de segurança (100%) e à proteção dos adultos (97%). Já a segurança infantil é vista como uma área mais debilitada (87%) ainda que o pior resultado seja mesmo para os peões (72%). Este modelo é ainda considerado o melhor do grupo nas duas primeiras áreas mencionadas. O modelo visto como o “primeiro Volvo de uma nova Volvo” ao ter sido totalmente desenvolvido sob alçada da chinesa Geely tem representado um sucesso em todos os mercados. Atingiu as 16 mil encomendas antes mesmo de chegar aos concessionários e já conta com uma versão híbrida de alta alta performance e sete lugares.

Saiba mais sobre o modelo aqui.

 

2 – Infiniti Q30

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=nGs-Vbf1Vhc[/youtube]

 

O Infinti Q30 esteve muito perto de alcançar o pódio – com uma média de 85,5% face aos 89% do Volvo XC90 – é considerado o o modelo de entrada da marca no segmento dos compactos familiares. Além disso, é ainda apontado  como um novo tipo de veículo Premium para um novo tipo de consumidor global. Os seus resultados diferem em muito do primeiro classificado uma vez que a melhor pontuação revelou-se na área dos peões com 91% seguida da segurança infantil (86%), dos adultos (84%) e por último das tecnologias de assistência à condução (81%).

Saiba tudo sobre o modelo aqui.

 

3 – Jaguar XF

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=9Yk-UJpG7lQ[/youtube]

 

Um dos resultados mais sólidos e consistentes do grupo é o do novo Jaguar XF que arrecadou 92% na proteção para os passageiros adultos, 84% para as crianças, 80% para os peões e 83% para as tecnologias. Apresentado no Salão de Nova Iorque, este novo modelo foi construído sobre a nova plataforma modular com elevado conteúdo de alumínio. Segundo a marca, esta é uma proposta que se pretende consolidar com um desenho distinto de luxo a bordo, tecnologicamente avançado, dinâmico e altamente eficiente. Conta com uma redução do peso até 190 kg e pretende rivalizar com as propostas Premium alemãs.

 

4 – Toyota Avensis

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=tVeNGsxpLMc[/youtube]

 

Com uma imagem bastante aproximada ao também recentemente renovado Auris, a nova geração do Avensis conta com o Toyota Safety Sense, que inclui o sistema de pré-colisão, o alerta de saída de faixa, o assistente de máximos e o leitor de sinais de trânsito. Os resultados indicam que a segurança para os passageiros adultos é praticamente garantida com 93%, seguidos da segurança infantil (85%), tecnologias (81%) e por último peões (78%).

Saiba tudo sobre este modelo aqui.

 

5 – Mercedes-Benz GLC

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=fIds6G7m-iw[/youtube]

 

A Mercedes-Benz revelou o novo GLC, modelo que sucede ao GLK e que representa para a marca de Estugarda uma importante aposta no segmento dos SUV de dimensões médias, propondo novas soluções não só em termos de conforto e eficiência como também de segurança. A par do Volvo XC90, este é um dos modelos com melhores resultados na proteção de adultos, tendo conseguido uma pontuação de 95%. Contudo, a disparidade é grande quando comparamos este valor com as tecnologias de assistência que apenas atingiram os 71%. Já as crianças e os peões contam com resultados na ordem dos 89% e 82%, respetivamente.

Saiba tudo sobre este modelo aqui.

 

6 – Jaguar XE

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=C-Yj16qQR7Y[/youtube]
O Jaguar XE traduz-se numa espécie de passo em frente no que diz respeito à produção, na medida em que tem por base a nova plataforma de alumínio para o chassis, contribuindo para maior eficiência e rigidez estrutural. O modelo já conta com inúmeras campanhas e ações de marketing, opções de personalização e acima de tudo segurança. Isto é, como novidade, o Jaguar XE introduz na sua gama o novo sistema Intelligent Driveline Dynamics de tração integral que melhora a motricidade e a distribuição de binário sempre que necessário em todo o tipo de condições climatéricas, conservando o carácter e a agilidade característicos da tração traseira. Os resultados da EuroNCap mostraram ainda uma maior apetência para a proteção de adultos (92%), seguindo-se as tecnologias e segurança infantil com 82% cada e por último os peões (81%).
O modelo foi ainda distinguido com o prémio ‘Best New Car’ para frotas mas só estará disponível em Portugal na próxima Primavera.
Saiba tudo sobre este modelo aqui.

7 – BMW X1

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=9w3nmCSHELM[/youtube]

 

Os peões são claramente o grupo mais vulnerável em caso de acidente uma vez que a proteção dos mesmos só chegou aos 74%. Contudo, a pontuação dirigida às tecnologias de assistência, cerca de 77%, também se revela mais “fraca” que os restantes modelos anteriores. Já a proteção de adultos e crianças regista 90% e 87%, respetivamente. O novo BMW X1 já está à venda em Portugal com preços que se iniciam nos 34.950 euros para o modelo sDrive16d.

Saiba mais sobre o modelo aqui.

 

8 – Opel Astra

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=p_lh1kJSPx4[/youtube]

 

O novo Opel Astra é considerado um dos lançamentos do ano e já promete lutar pela liderança do segmento C. Os sistemas de assistência à condução e de segurança englobam tecnologias de reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de saída de faixa, indicador de distância, Aaerta de colisão iminente (com travagem activa), alerta de ângulo cego e ajuda ao estacionamento. Contudo, nos testes da EuroNCap revelaram-se mais fracos que outros modelos ao alcançarem “apenas” 75% da pontuação. Já as restantes pontuações, proteção de adultos, infantil e tecnologias foram de 86%, 84% e 83%, respetivamente.

Saiba tudo sobre o modelo aqui.

 

9 – Audi Q7

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=tmKF0fA_r1s[/youtube]

 

A pior pontuação para a proteção de peões neste top foi dada ao Audi Q7 que apenas conseguiu 70% dos pontos. Contudo, tanto a segurança de passageiros de adultos como a infantil perfizeram 94% e 88%, respetivamente, seguindo-se as tecnologias de assistência com 76%. 

Curiosamente este é um dos novos modelos da marca alemã que já conta com o sistema de segurança Audi ‘pre sense city’. Este último avisa o condutor de colisões iminentes com outros veículos ou peões e dará inicio a uma travagem de emergência.  Se a colisão for inevitável, o sistema ‘multicollision brake assist’ actua durante o acidente para auxiliar o condutor. Este sistema evita o descontrolo do veículo ao travá-lo e evita, assim, novos embates consequentes.

Saiba mais sobre este modelo aqui.

 

10 – Audi A4

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=I37LkwLc2Qw[/youtube]

 

A Audi revelou este Verão a nova geração do A4, modelo que se reveste de grande importância para a marca de Ingolstadt mas que aposta essencialmente nas inovações técnicas ao invés do design exterior. O melhor resultado, tal como praticamente todos os outros modelos, vai para a proteção de passageiros adultos (90%), seguindo-se a proteção infantil com 87% e as tecnologias de asistência e proteção de peões com 75% cada uma.

Saiba tudo sobre este modelo aqui.

 

Método da EuroNCap

Na proteção de adultos é testado o impacto frontal e lateral e são feitos testes de chicote para medir o o efeito que a cabeça faz num embate. No caso da segurança infantil são avaliados os sistemas de retenção propícios, os impactos frontais e laterais e a possibilidade do veículo se adaptar a sistemas de retenção de vários tamanhos e formas. Já os testes dos peões são avaliados segundo a dianteira do veículo como o capô, o para-choques e o para-brisas de modo a que se perceba a potencial gravidade do acidente em zonas como a pélvis, a cabeça e as pernas. Por último, os sistemas de segurança são testados em cenários reais e propícios a acidentes.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Conhece o segredo dos filmes de Natal para serem tão populares?