Notícias actualizadas ao minuto sobre o sector automóvel

Capítulo final: McLaren P1 termina produção

01

A produção do McLaren P1 chega ao fim depois de o exemplar número 375 ter sido concluído, concluindo-se assim a era de um supercarro que a marca considera ser “o mais tecnologicamente avançado e dinamicamente bem-conseguido”.

Criado para satisfazer os condutores tanto em pista como em estrada, este McLaren foi apresentado no Salão de Paris de 2012 como um estudo de design, tornando-se mais tarde no primeiro modelo da gama Ultimate Series. A sua produção teve início em 2013, sendo que todos os seus exemplares foram vendidos antes de o primeiro ser entregue. Cada unidade foi produzida e personalizada tendo em conta as exigências de cada comprador, num processo que teve como protagonista a equipa de Operações Especiais da McLaren (MSO). Por esta razão, não há dois McLaren P1 iguais.

O P1 caracterizava-se pela utilização de propulsão híbrida, agrupando um motor V8 de 3.8 litros bi-turbo e um motor elétrico para uma potência total de 916 cv e binário máximo de 900 Nm, com o binário do motor elétrico a conseguir suprimir os efeitos do ‘turbo-lag’ do motor térmico. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 2,8 segundos, chegando aos 350 km/h de velocidade máxima.

Elemento final

Produzidos nas linhas de montagem da McLaren Production Centre, perto de Londres, todos os dias era completada a construção de um exemplar. O último McLaren P1 tem como cor de carroçaria o laranja com efeito pérola, com elementos em fibra de carbono pura no splitter, difusor e lâminas aerodinâmicas que acompanham a parte inferior do automóvel.

No habitáculo, o destaque vai para os detalhes em preto brilhante na alavanca da caixa de velocidades, painel de instrumentos e saídas do ar condicionado. Os bancos desportivos em carbono contam ainda com pormenores artesanais, sendo constituídos por pele Alcantara laranja e preta.

O futuro da Ultimate Series continua, com a produção também limitada do McLaren P1 GTR, um modelo dedicado às pistas de corrida com 1000 cv, embora este se encontre limitado às pistas no âmbito de um programa especial criado pela marca britânica.

Ler Mais
OUTRAS NOTÍCIAS
Comentários
Loading...

Multipublicações

Human Resources
Marketeer
Nos, Havas e OMD lideram investimento publicitário em Portugal